domingo, 1 de dezembro de 2013

Regata In Port na Transat Jacques Vabre

Esta é a 11ª edição da Regata Transat Jacques Vabre, que existe há 20 anos, e pela primeira vez se fez uma regata no porto de chegada. Nem todos chegaram, os participantes da Classe 40, a mais numerosa, começaram a chegar somente na noite desta sexta feira (29/11) e por isso não estiveram presentes. Foi mais uma atração do evento Aventura pelos Mares do Mundo que acontece no Centreeventos Itajaí, junto a Vila da Regata e ao Pier Esportivo onde os veleiros chegam, que encerra neste domingo.
 


Os veleiros da Jacques Vabre, que também participam de outras regatas como Vendée Globe e Route du Rhum, são projetados para grandes travessias e volta ao mundo em solitário ou em duplas. Suas características técnicas dificultam regatas curtas, com manobras rápidas e proximidade de terra. Mas, assim que como uma homenagem a excelente recepção de Itajaí e região aos velejadores a organização inovou com esta regata in port de ontem (30/11).

Multi50 Actual (Foto Tarcísio Mattos)

Antes da largada os barcos foram apresentados ao público desfilando em frente a Vila da Regata. A largada aconteceu às 14 horas, com ventos Sul forte, ondas, frio, chuva e visibilidade baixíssima. Participaram 12 veleiros das classes MOD70 e Multi50 (trimarans de 70 e 50 pés)  e IMOCA (monocascos de 60 pés). Mesmo assim, muita gente foi até os molhes para ver a montagem da boia colocada bem junto a entrada do canal de acesso ao porto.  Na água, muitos botes infláveis, lanchas, veleiros pequenos, médios e grandes.

IMOCA 60 com lotação completa (Foto Tarcísio Mattos)

O percurso foi curto, apenas 30 milhas (50 km), com boias e manobras em direção a Praia de Piçarras. Todos largaram juntos e a vitória ficou com o trimaran de 70 pés Oman Air-Musandam,comandado pelo francês Sidney Gavignet e o irlandês Demien Foxall. O Actual venceu na Multi50 e o Cheminées Poujoulet na IMOCA. Mas, quem venceu não importa muito. Os barcos acostumados a um ou dois tripulantes pareciam  lotação. A bordo, além dos melhores velejadores e marinheiros esportivos do mundo, um monte de gente. E não eram convidados VIPs. Estavam a bordo das máquinas alguns dos 480 alunos que se formaram nos cursos de vela, remo, arte e construção naval organizados pela ANI este ano, seus monitores, jornalistas, velejadores que pediram carona, patrocinadores, pessoal da organização de terra. Não era uma regata para ser vencida, mas uma regata de agradecimento dos velejadores à cidade de Itajai.

Com informações de Tarcísio Mattos.
Mais imagens aqui

Nenhum comentário: