sábado, 18 de junho de 2016

Visitando o TinguaCat

Estou nos Estados Unidos para uma pequena temporada de duas semanas, contando os dias de viagem. Preparação para a temporada de furacões, renovação de seguro, troca do bímini e muitas "coisitas más". Estou a bordo do barco que está no seco.


TinguaCat com os hurricane straps, para o caso de algum furacão

Na sexta feira (10/06), pela manhã, chegou aqui na marina o Bulimundu com o Comandante John Vieira e o Carlos "Portuga" Santos. Depois de ter saído do Brasil no final de 2010 e ter ficado pelo Caribe e América Central o Bulimundu veio para cá saindo de Varadero, em Cuba, fazendo escala em Bímini, nas Bahamas. Vai passar a temporada de furacões aqui na St. Augustine Marine Center também.

Linha de catamarans no South Field da marina

A St. Augustine Marine Center fica no San Sebastian River que é um afluente do Matanzas River, o rio principal que passa pelo downtown da cidade e desemboca no Oceano Atlântico. O San Sebastian é curto mas tem um bom calado e por isto possui em torno de oito marinas nas sua margens. 


Hidden Harbor Marina 

River's Edge Marina, ao fundo a St. Augustine Marine Center 

Hurricane Patty's um dos mais famosos bar de velejadores, as margens do San Sebastian

sexta-feira, 17 de junho de 2016

Velejando com Propulsão Elétrica

São muitos os velejadores que sonham substituir seus motores diesel por motores elétricos, utilizando uma energia limpa, renovável e, mesmo a motor, navegando silenciosamente. Nada mais de motores barulhentos, sujos, com muita manutenção, carregando litros e litros de combustível inflamável. Podemos dizer que ainda é um sonho, só que agora o limite não é tão tecnológico mas mais financeiro. Já há sistemas de propulsão elétrica para veleiros sendo comercializados e barcos os utilizando normalmente, é verdade que a autonomia ainda deixa a desejar e, praticamente, exige um gerador AC diesel ou gasolina no sistema (o que não nos livra definitivamente do combustivel fóssil). Um exemplo é o catamaran Aventura33 Hybrid que já navega há mais de 3 anos com esta tecnologia, tendo percorrido mais de 7.000 milhas náuticas.


O Aventura33 Hybrid

Uma das empresas que se destacam na área, com sistemas voltados para veleiros, mono e multicascos, é a Oceanvolt com seu sistema SEA, que aqui são as inicias para Silente Electric Autonomy. É o sistema que equipa o Aventura33. Vale a pena dar uma passeada pelo site deles. Fiz um pedido de cotação para a instalação dos sistema num catamaran Lagoon380, como o TinguaCat, no site, e recebi uma educada resposta com mais informações mas ainda sem falar em valores. Eles devem ser altos mesmo...


Esquema para propulsão elétrica de um multicasco

O sistema SEA utiliza modernos e eficientes motores elétricos acoplados em saildrives (rabetas), que quando não em uso podem regenerar energia pelo deslocamento do barco navegando. O ponto fraco de todo sistema de propulsão elétrica é a autonomia, limitada pelas baterias. A Oceanvolt já utiliza baterias modernas de íons de Lítio que são menores, carregam mais rapidamente, duram muitos ciclos a mais e pesam bem menos do que as convencionais.

Outro fabricante que vem se destacando na propulsão elétrica náutica é a alemã Torqueedo, muito conhecida pelos pequenos motores de popa elétricos, mas que fabrica sistemas completos com motores inboard de 40 a 80 Hp equivalentes e uma saildrive de 40 HP para veleiros.



Catamaran com saildrive Torqueedo de 40 HP equivalentes

Como sabemos a tecnologia não para de avançar e os preços tendem a diminuir...quem sabe ainda navegaremos por estes mares utilizando somente energia limpa.

domingo, 12 de junho de 2016

Um Pequeno e Inteligente Catamaran

Outro dia descobri na revista Multihull um pequeno catamaran que achei fantástico. Trata-se do Aventura 33 um catamaran de apenas 9,98 m, com 5,30 m de boca (largura) e só 0,90 m de calado. E ele ainda é bonito com um design harmonioso e ergométrico, com muitas boas idéias, excelente aproveitamento de espaço, simples mas com bom acabamento. Também é muito flexível podendo ser produzido em versão hibrida com motores elétricos, com cana de leme ou roda, aberto, com 2 ou 3 cabines e com 1 ou 2 toilettes.





O Aventura33 é projeto francês produzido pela STGI Marine na Tunísia.  O site é http://www.aventura-catamarans.com. Mais detalhes da versão hybrid aquiAbaixo três vídeos sobre o barco.