quinta-feira, 21 de julho de 2016

Conheça o Aventura

Como já contei aqui, participei da última Semana de Vela de Ilhabela na tripulação do veleiro Aventura, do Comandante José Guilherme Bastiani, o Chicão, competindo na classe Clássicos. Foi a segunda vez que o evento de Ilhabela contou com os clássicos em uma classe própria. Nos últimos anos tem havido um interesse maior no Brasil por estes veleiros. De tal modo, que vários veleiros legendários tem sido recuperados do abandono e restaurados, exemplo de alguns classe Brasil. Houve uma organização por parte dos proprietários destes barcos que criaram uma associação (https://www.facebook.com/abvclass/) e um calendário de eventos, notadamente regatas, onde se destaca a regata de clássicos de Búzios, disputada no final de novembro de cada ano.

Velejar num veleiro clássico, como o Aventura, é bastante diferente. Quer pelos conceitos de construção, como armação e quilha por exemplo, quer pelos equipamentos e ferragens. No Aventura não há self tailing nas catracas, stoppers ou mordedores. Mesmo deslocando cerca do dobro de um veleiro moderno de mesmas dimensões ele tem bom desempenho no través e nos ventos médios em diante e é bastante seco para seu perfil baixo.

O Aventura é um projeto de muito sucesso do famoso escritório naval norte americano Sparkman & Stephens. É o desenho 1054, conhecido por Finisterre (nome do primeiro barco construído), um yawl centerboard de 38' 8" (um 12 m). Foi construído em Porto Alegre entre 1955 e 1957 pelo competente engenheiro naval alemão Robert Funk, todo em madeira (como Cedro Rosa e Cabreúva), inclusive os mastros,  para o jornalista Breno Caldas. Conheça mais deste verdadeiro clássico da vela brasileira nestes links:

http://sparkmanstephens.blogspot.com.br/2011/03/design-1054-finisterre.html

http://sparkmanstephens.blogspot.com.br/2011/06/design-1198-aventura.html

http://www.sparkmanstephens.info/doc/xxxxxm2FgKofLBMqvVwg1wx5arXyMH2Y.pdf

http://www.popa.com.br/docs/cronicas/aventura.htm

Um vídeo para conhecer mais do Aventura:



A seguir várias fotos do Aventura, na Semana de Vela de Ilhabela de 2016:

Foto: Instagram Hélio Viana 








Nenhum comentário: