sábado, 2 de julho de 2016

Levando o Bébé para Ilhabela

Estava programado para viajar para Ilhabela na sexta feira 01/07, para participar da Semana de Vela na tripulação do clássico Atrevida, do Comandante José Guilherme Bastiani (Chicão). Mas, no sábado 25/06 meu amigo Guilherme Bernard me ligou pedindo se podia levar seu catamaran Bébé III, um Lagoon450, junto com sua tripulação. Convite aceito, zarpamos da sede Jurerê do ICSC-Veleiros da Ilha às 18:45h da quarta feira (29/06). Na tripulação o Comandante Augusto Bruciapaglia e os marinheiros Fabricio Bueno e Cristian Rohden.

Tempo fechado, pouco vento, pouco mar

Golfinhos na entrada do canal em Ilhabela

Conforme a previsão tivemos muito pouco vento, em geral contra, e mar baixo. Não vimos nem sol, nem lua, nem estrelas a travessia inteira. Pelo menos não pegamos nevoeiro nem chuva. E o barco se comportou maravilhosamente. Fizemos todo o trecho com a vela grande aberta no primeiro rizo e só conseguimos usar a genoa por umas 3 ou 4 horas. Encontramos vários grupos de pesqueiros arrastando rede, sempre a noite e por várias vezes fomos brindados pela companhia de golfinhos. Sempre sinal de boa sorte. A partir da metade da viagem diminuímos o ritmo para chegarmos de dia. Entramos no Canal de São Sebastião às 06:30h da manhã de sexta feira (01/07), 35:45h após a partida.

Veleiro Cisne Branco, da Marinha do Brasil, ancorado em frente ao clube em Ilhabela