No dia 04/01 deixamos nossa poita em Vero Beach, antes das 7h da manhã, e rumamos mais cerca de 14 mn ao Sul até Fort Pierce, onde deixaremos o TinguaCat. O dia clareou com uma névoa que permaneceu até chegarmos ao destino por volta das 08:20h. Fort Pierce tem uma excelente barra (inlet para eles) de saída para o Atlântico e por isto possui algumas grandes marinas apesar de ser uma cidade menor e menos importante que Vero Beach. Pois foi para o inicio desta barra que nos dirigimos ao chegar. Precisava "deswinterizar" o watermaker, funcioná-lo por um período e "winterizá-lo" novamente e para isto quanto mais limpa a água melhor. Era o que tínhamos naquele ponto a margem direita da barra onde ancoramos, reforçado pela maré enchente. Esta operação consumiu a manhã inteira. Depois de almoçarmos suspendemos âncora e nos dirigimos a um posto de abastecimento náutico situado a cerca de e 1 milha ao lado do pequeno porto de Fort Pierce. Para surpresa o posto estava desativado e o local sendo reformulado para abrigar um novo centro náutico. Ali vendia-se o óleo diesel náutico mais barato que já encontrei na Florida.
Fort Pierce com as localizações citadas
Ao chegarmos a primeira ponte em Fort Pierce a névoa ainda estava assim
Na quinta feira (05/01) cedo chegamos a Harbortown Marina Fort Pierce onde já havíamos reservado lugar para o TinguaCat para ao menos os próximos 3 meses. Trata-se de uma marina com boa estrutura e organização, com cerca de 500 vagas molhadas e ampla área para armazenagem no seco, além de um boatyard anexo com serviços necessários para manutenção de embarcações, inclusive catamarans como o TinguaCat. Aliás, neste aspecto, Fort Pierce esta bem servida. Na outra margem do Taylor Creek (afluente do Indian River) onde fica a Harbortown tem outro boatyard com estrutura para reparação e manutenção da grande maioria dos barcos de recreio e lazer. Além da facilidade de saída para o Oceano Atlântico o que atrai os donos de barcos para Fort Pierce são os preços bem mais em conta que o Sul da Florida (regiões de Miami, Fort Lauderdale e Palm Beach).
Lindos sunsets no Taylor Creek vistos do cockpit
No sábado próximo ao meio dia fui a locadora Enterprise pegar o carro reservado para conhecermos a região e irmos para Miami pegar nosso vôo na segunda feira. Cheguei uns 10 minutos antes de fechar e ao invés do compacto que reservara só havia uma enorme pick-up cabine dupla Dodge Ram 2500. Não seria uma má experiência, mas ela não tinha cobertura na caçamba e tínhamos várias malas. Sem outra opção já com a chave e o contrato assinado me dirigia a ela com o Rafael quando vi encostar um Ford Fusion branco com jeito de que estava retornando de locação. Voltei e consegui trocar para o Fusion, muito novo e ainda modelo Hybrid. Não deixou de ser uma nova experiência...e, claro, pelo preço do compacto.
No dia da chegada e no seguinte foi de trabalho preparando o barco para um período parado de vários meses. Não tem escapatória quando se deixa um veleiro "guardado" por vários meses. São, no mínimo, 2 a 3 dias de preparado tanto na chegada quanto na saída. Sábado e domingo passeamos por Fort Pierce e região, fomos até Vero Beach conhecer o outlet (a esposa adora) e jantar no Olive Garden, dando uma folga para a cozinha de bordo. Sendo que no final da tarde de sábado chegou uma frente fria com ventos ao redor de 20 nós e frio que perdurou até o domingo à noite. Na segunda feira no inicio da tarde seguimos para Miami para nosso vôo noturno de retorno ao Brasil.
O TinguaCat na sua vaga na marina
Domingo amanheceu gelado
A marina municipal grande mas sem boatyard
A barra de Fort Pierce é muito boa, aqui com mais de 30 nós de vento Norte
Kitesurf na proteção do molhe em mar aberto, em frente ao Jetty Park
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