quarta-feira, 4 de julho de 2007

Travessia à Ilhabela








No último dia 2/07 , largamos as amarras do trapiche do Veleiros da Ilha às 09:10h, rumo à Ilhabela, para participar da RISW 2007. Depois de 53 horas e 10 minutos amarramos o Tinguá numa poita do Yacht Clube de Ilhabela, às 12:20h de 04/07.


Na companhia de Raphael Garcia e Bruno Negri tivemos uma boa travessia com pouco mar e ventos fracos e médios, que infelizmente, desde o Arvoredo, foram sempre "na cara". Apesar do frio da primeira noite, elas foram espetaculares com a lua cheia nascendo no horizonte do oceano, pouco tempo depois do por-do-sol espetacular no horizonte oposto. Os golfinhos nos visitaram por duas vezes.

Nesta travessia utilizei, pela primeira vez, num GPSmap 76CSx(da Garmin) as cartas digitais CCD Gold. O software me foi gentilmente cedido, para avaliação, pelo Rodolfo Larrondo do Club de Cartas Digitales, da Argentina. Cheguei ao Larrondo por indicação do nosso amigo e colega da ABVC Cláudio Renaud. O CCD Gold utiliza-se das cartas náuticas da Marinha brasileira (mantidas atualizadissimas) vetorizadas e de imagens de satélite, com excelente nível de detalhes. Roda no MapSource, no PC, através do qual, após desbloqueado, é transferido para o GPS. Importei todos meus waypoints e rotas para o CCD Gold, fiz a rota no PC e transferi de volta para o GPS. Comparamos nas cartas em papel, onde de tempos em tempos marcávamos nossa posição, comprovando a qualidade do CCD Gold.

O comportamento do Tinguá e da tripulação foram muito bons.
(Foto saída de Jorge Calliari, mais fotos em http://www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/34svilhabela).

Nenhum comentário: