quarta-feira, 18 de julho de 2007

Travessia de Volta pra Casa


Terminada a 34ª Semana de Vela de Ilhabela a preocupação passou a ser a volta para casa. No retorno da última regata abastecemos o Tinguá de diesel e água, reinstalamos o dog house e toldo, enfim retornamos todo o material retirado para as regatas. Saí da pousada, uma passada no supermercado e fui dormir no barco, pronto para partir.

Havia acertado na manhã a companhia do Norberto Zaniboni, tripulante do Big Toy, para fazer a travessia de retorno comigo. A grande preocupação era com as condições meteorológicas. O domingo amanheceu com um forte sudoeste e permanecemos o dia inteiro monitorando o tempo. No final do dia, no intervalo do jogo Brasil x Argentina pela decisão da Copa América, decidimos partir imediatamente, pois o vento havia diminuido e rondado para sudeste. Era preciso aproveitar esta janela, já que na quarta entrava uma frente fria em Floripa.

Zarpamos às 20:20h juntamente com Karkará, Big Toy, Mano's Champs, Kíron e Bruxo. Na saída do Canal de São Sebastião pegamos ventos de 15-17 nós (com rajadas de até 19) e velejamos por 2 horas, sem motorar. Foram as únicas, dali em diante o motor não foi mais desligado. Salvo raras ocasiões, o vento foi fraco do quadrante sul, de modo que a genoa foi desenrolada poucas vezes. A primeira noite e dia foram duros, pois além do tempo frio choveu sempre.

Já na altura de Porto Belo levamos um "susto". Havíamos tentado várias vezes durante à tarde contato com a Itajaí Rádio, sem sucesso. Por volta das 19:30 h escutamos o veleiro JP, que seguia rumo à Bal.Camboriú, receber uma previsão da operadora da Rádio Costeira Navegantes de "ventos de nordeste, noroeste e sudoeste de força 6 e 7 e mar crescendo com ondas de 3 à 4 m". Eu e Norberto tomamos as providências necessárias: mudança de rumo para o Caixa D'Aço distante 25 mn naquele momento, motor nos 3500 giros, 2º rizo na grande, cintos, lanternas, barriga cheia...Há cerca de 5 mn do Caixa D'Aço consegui contato via celular com a RENEC (fone 4004-2103) e constatei que a previsão passada pela Navegantes Rádio era na verdade a da área Bravo e que na área Charlie, onde navegávamos, permanecia a previsão como visto no domingo em Ilhabela. Retornamos imediatamente o rumo para Florianópolis e atracamos no ICSC às 4:30h da quarta-feira dia 18/07, após 56:10 h, poucos horas antes da entrada da frente fria.

Destaco o excelente companheiro de travessia que foi o Norberto, que eu não conhecia até então, irmão do Evoy, meu colega no curso de capitão amador, os dois proprietários do Firulete, um Fast 345.

A ida e volta à Ilhabela foi o teste que faltava ao Tinguá. E o comportamento do barco foi perfeito. O Skipper30 é realmente um excelente projeto do mestre Nestor Volker. Já dos construtores não podemos dizer o mesmo. Continuamos tendo pequenos problemas construtivos, decorrentes da falta de controle de qualidade do estaleiro. E nenhum apoio deles na solução. O mais persistente deles é uma água que acumula, embaixo das pias da cozinha, quando navegamos adernados. Ao final de cada regata, em Ilhabela, retirávamos cerca de 2/3 de balde de água.

Outro ponto positivo foram as cartas digitais CCD Gold com excelente nível de detalhes, como, por exemplo, na Regata de Percurso Médio onde localizamos a bóia nº 1 de entrada do canal sul, que era uma marca de percurso. O CCD Gold é uma excelente opção que nos permite termos nossas cartas náuticas completas e atualizadas, digitalizadas vetorialmente nos GPSmap da Garmin, o que é sem dúvida uma excelente opção em termos ecônomicos também. Destaque-se ainda, que o pessoal do CCD mantém as atualizações e melhora o produto a medida que obtém imagens de satélite com maior resolução. Maiores informações em http://www.ccdgps.com.ar/.
(Fotos da participação do Tinguá na Rolex Internacional Sailing Week em http://www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/34svilhabela)

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