sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Abrolhos Maravilha da Natureza

Finalmente às 05:15h da madrugada de segunda (04/08) largamos as amarras do pier do ICES e zarpamos rumo ao Arquipélago de Abrolhos, distante 170 mn, na continuação do Cruzeiro Costa Leste 2008. Ventos de mais de 20 nós com rajadas de até 32, de quadrante S e mar bastante mexido tornaram a viagem desconfortável. À noite o vento diminuiu para 14-17 nós e rondou para E até ficar de proa na madrugada, obrigando-nos a motorar. Chegamos em Abrolhos (veja clip) às 10:35h de terça-feira (05/08). Antes de chegar, durante a manhã vimos muitas baleias Jubarte ao largo. Consegui fazer um clip (clique para ver) com duas que chegaram bem próximas ao valente Guga Buy.

Veleiros do CCL2008 no ancoradouro sul da Ilha de Santa Bárbara

Abrolhos é um arquipélago resultante de uma erupção vulcânica, formado por cinco ilhas: Santa Bárbara, a maior e única habitada onde há um farol e a sede do Parque Marinho, Redonda, Siriba, Sueste e a ilhota da Guarita. O desembarque é controlado e além da Santa Bárbara só é permitido na Siriba, desde que guiado por um quarda-parque do IBAMA. Visitei a ilha Siriba que é um criatório de vários pássaros, principalmente os Atobás brancos. Também fiz snorkel nas proximidades da Ilha de Santa Bárbara onde estávamos fundeados. A quantidade e as diferentes espécies de peixes e os corais é impressionante.

Fihote de Atobá branco na Ilha Siriba

Outro fato marcante para mim em Abrolhos foi a oportunidade de dar uma velejada na majestoso motorsail de madeira, com mastreação tipo escuna, Horizonte de 82 pés (veja clip).

Motor-sail Horizonte

Após o já tradicional churrasco dos participantes na Ilha de Santa Bárbara junto com o pessoal da Marinha e do IBAMA, levantamos âncora rumo a Santo André, no sul da Bahia, no maravilhoso entardecer de quarta (06/08).

Por-do-sol na saída de Abrolhos

(Mais fotos em http://picasaweb.google.com/lflbeltrao/CostaLeste2008 )
(Saiba mais sobre Abrolhos em www.ibama.gov.br/parna_abrolhos).

Nenhum comentário: