Segundo os baianos a Regata Aratu-Maragojipe, organizada pelo Aratu Iate Clube, é a maior de percurso do Brasil. São cerca de 400 barcos, contando-se as lanchas e saveiros que acompanham o desenrolar. Competidores eram com certeza mais de 250 veleiros entre monocascos, multicascos, monotipos, saveiros e escunas, divididos em muitas classes e três largadas. Só participando para se ter idéia.
São 32 mn de percurso largando entre a Ilha da Maré e a entrada da Baía de Aratu, na Baía de Todos os Santos, e terminando na cidade de Maragojipe, após percorrer cerca de 7 mn pelo Rio Paraguaçu acima. Nós no Guga Buy - Cmdte. José Zanella, Eduardo Zanella, Eu e o reforço do Maurício "Negão" Rosa, competimos na classe RGS Cruzeiro B e saimos na segunda largada.
Fizemos uma boa regata com vento de SE mas variando de intensidade, especialmente durante os muitos pirajás. Até agora não sei do resultado. Aliás, durante a regata muitos barcos não obdeceram as determinações das Instruções de Regatas quanto a montagem de algumas bóias de sinalização no canal de acesso a Aratu, nas proximidades da ilha do Medo e no rio. Na chegada, mesmo tendo avisado várias vezes pelo rádio que estávamos cruzando, uns três minutos depois a CR perguntou pelo nome do "barco com um bote vermelho na popa". Enfim, o que vale nesta regata é o visual, a emoção de ver tantos veleiros juntos, a velejada dos saveiros de pena e de vela de içar e a festa claro, afinal estamos na Bahia...
No domingo (24/08) desembarquei do Guga Buy, que rumou para a Ilha de Itaparica, retornando a Salvador de carona no Samurai Ni, do Cmdte. Marins Camargo. Volto ao Guga Buy no final de setembro, já em Recife, para fazer a Refeno.
Você já tinha visto Optimist com vela balão ?
(Veja mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008)
Nenhum comentário:
Postar um comentário