segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Iles du Salut e Kourou- Guiana Francesa

As Iles du Salut, também conhecidas como Iles du Diable, são três ilhotas agrupadas a 7,5 mn da costa da Guiana Francesa, em frente a cidade de Kourou, onde está a base de lançamentos de foguetes do consórcio europeu Ariane. A ilha principal é a Royale (28 ha) e as outras, menores, a Saint Joseph (20 ha) e a Diable (14 ha). Usadas pelo governo central da França como presídio, no período de 1852 a 1947, ficaram mundialmente conhecidas pelo livro e filme Papillon, que conta a passagem por elas do presidiário Henri Charriére.

Mapa com as ilhas no museu

Hoje são uma atração turistica da Guiana, abertas a visitação, a excessão da Ile du Diable. A principal, Royale, possui um museu, um hotel com bar e restaurante e as ruínas das várias instalações do presidio e sua estrutura.

A amcoragem na Ile Royale

Ficamos ancorados na enseada protegida da Ile Royale 2 dias. Juntos o veleiro alemão Bomika, que lá já se encontrava, mais o Utinam, o Temujin que chegou na madrugada de sábado (11/12), Polaire e Flyer que chegaram pela manhã. No domingo chegou o Seagull. Bem protegida, mas no sábado a noite entrou um perrengue, sabe aqueles que vem do único lado não protegido, e vários barcos garraram, inclusive o nosso.

Ruinas de um dos pavilhões do presídio
Na segunda cedo (13/12) nós, Utinam, Flyer e Seagull seguimos para Kourou, entrando na bem sinalizada barra do rio de mesmo nome com certa facilidade. A profundidade no canal de entrada fica em torno dos 4 m na maré cheia. Em Kourou abastecemos o barco com alguns mantimentos, gasolina para gerador e água. E ótimos vinhos franceses a preço de vinho nacional. Podemos finalmente acessar a internet e nos comunicarmos com o mundo novamente. Acabamos por ficar um dia a mais, só saindo no dia 15.

Entrada da Ville de Kourou

A galera na internet

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Beltrão e tripulação do Guga Buy,
Estamos curtindo bastante os relatos da viagem e aproveitamos a ocasião para desejar a todos um Feliz Natal e um 2011 com muita saúde, paz, realizações, bons ventos e pelo menos um palmo de água sob a quilha, sempre (salvo, naturalmente, quando o barco estiver docado para manutenção...)
Forte abraço,
Ivan & Egle