quinta-feira, 24 de março de 2011

Regata Cidade de Florianópolis

Após um ano sem o Tinguá participar de nenhuma regata incentivei o Jorge a participarmos da Regata Cidade de Florianópolis. Uma regata festiva disputada no dia 23 de março aniversário da cidade. O Jorge anda numa carga muito grande de trabalho e a regata seria um bom "desestressante" (com quantos esses? bem, a palavra não existe mesmo...). O Tinguá pouco tem participado de regatas pois a classe BRA-RGS desestimula a participação de veleiros mais novos e modernos, mesmo que voltados primordialmente para o cruzeiro. No caso específico dos Skipper30 além da pesada penalidade pela idade ainda leva um aleatório 2% de acréscimo no seu tempo corrigido. A outra opção, a regra ORC, não se coaduna com o nosso perfil mais cruzeirista: teríamos que promover uma série de alterações no barco (a começar pela colocação de um traveller atravessado na metade do cockpit) e manter uma tripulação de bons velejadores e nós preferimos que ela seja de bons amigos...

A regata inicialmente marcada para as 12:00h sofreu um Recon (atraso) da CR de cerca de 2:30h. No inicio pensávamos que fosse por causa da maré baixa que dificultava a saída pelo assoreado canal do ICSC-VI, mas a maré subiu, os barcos todos aguardavam e nada da CR. Depois na confraternização correu o comentário que o atraso foi para propiciar ao prefeito um cenário com os veleiros quando da entrega da revitalização (políticos chamam assim tudo que é conserto ou pequenas melhorias) do passeio da Avenida Beira Mar Norte, na metade da tarde. Pelo sim, pelo não o fato é que com o NE de mais de 15 nós a regata terminaria antes da tal inauguração.

Na regata nós, mais do que relaxados com a espera, quando tivemos que "trabalhar" nos atrapalhamos todo na subida da genoa e largamos atrasados, sem genoa e no lado errado da linha. Até que recuperamos bastante, mas com nosso TMFAA e um tempo de regata que foi bem menos do que o de Recon não ficou nada bonito.

Esqueci de dizer que a regata tinha patrocinadores que ofereceram 10 mil reais em prêmios (4 mil distribuidos para os três primeiros de cada classe e seis cheques de R$ 1.000,00 a serem sorteados entre aqueles que completassem a prova). Não preciso dizer que alvoroço isto causou. Foram quase 40 barcos na raia, alguns não aguentaram esperar outros não conseguiram se encaixar numa das duas classes em disputa (ORC e RGS), mas tentaram. Perdemos até nosso proeiro que a última hora resolveu participar com seu saveiro maranhense, na tentativa de concorrer ao sorteio.

André e seu saveiro maranhense (Foto de Kriz Sanz)

E no sorteio o primeiro a ganhar o "checão" (literalmente) foi o Bruxo do meu amigo Luís Schaefer, aquele que tem o melhor anjo da guarda de que já ouvi falar. Quando fui cumprimentá-lo e comentar da sua sorte, eis que o Tinguá é sorteado. Bastou encostar no cara...

Recebendo o "checão" do Vice-Comodoro Celso Farias (Foto ICSC)

Nenhum comentário: