terça-feira, 10 de maio de 2011

Cruzeiro Costa Sul 2011 esta em Santa Catarina


A ABVC - Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro - existe desde meados de 2003 e, dentre outras atividades e eventos, é a responsável pela organização dos Cruzeiros Costa Leste e Costa Sul. O primeiro nos anos pares sobe a costa brasileira a partir do Rio de Janeiro até Fernando de Noronha. O segundo segue em direção ao sul até Florianópolis, nos anos ímpares. Já fiz duas edições do Costa Leste, em 2008 e 2010, sempre a bordo do Guga Buy, do Cmte. José Zanella. E em 2009 o Costa Sul com o Tinguá, na companhia do amigo Cmte. Jorge Silveira.

 
Golfinho acompanhando o Tinguá na edição de 2009 do CCS

No momento está em andamento a terceira edição do Cruzeiro Costa Sul (CCS). Desta vez partiram 14 veleiros da Marina Porto Bracuhy, em Angra dos Reis - RJ, com destino a Florianópolis, no último dia 22 de abril, num percurso de cerca de 480 mn. Com paradas programadas para a Ilha da Cotia (Paraty), Ilhabela, Santos, Cananéia, Paranaguá, São Francisco do Sul, Joinville, Itajaí e Florianópolis. Os veleiros com calado até 1,75m fizeram o trecho Cananéia - Paranaguá pelos canais de Ararapira e Varadouro.


 
Flotilha no Canal de Ararapira no CCS2009

Atualmente o cruzeiro está em Joinville e podemos acompanhar o deslocamento da flotilha pelo localizador satelital em http://share.findmespot.com/shared/faces/viewspots.jsp?glId=0gCt1uS1kNm4N3A3ODyxmLvLnIfNSMGnS . Para ver notícias e fotos de como esta sendo o cruzeiro acesse o blog da ABVC. A flotilha deve chegar a sede oceânica de Jurerê, do Veleiros da Ilha, por volta do dia 18/05, dependendo das condições meteorológicas.


Ancoragem no Saco da Fazenda em Itajaí, em 2009.

 Para ver a participação do Tinguá na edição passada digite ccs2009 em Pesquisar Posts, na barra a direita.

Um comentário:

Alexandre Franco Caetano disse...

Caro LFBELTRÃO! Pudemos ver como estava bacana a flotilha, ainda na cotia! Desejamos a vocês muito boa viagem! Abraços a todos, Alê e Bia do Black Swan www.veleiroblackswan.blogspot.com