quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Valeu Guga!

Hoje vou sair do objetivo deste blog para comentar a entrevista (vale a pena ler) que o tenista Gustavo "Guga" Kurten deu ao jornal local Diário Catarinense, na última terça-feira onde se queixou do caos que está Florianópolis, sua terra natal. Guga chegou a afirmar que do jeito que está indo a situação poderá até ir morar em outro lugar. Tem muito a ver comigo pois vim morar em Floripa há 40 anos por me apaixonar por esta cidade. Infelizmente hoje já tenho planejada minha saída da cidade, justamente por conta dos problemas abordados na entrevista.


Guga é um ídolo do esporte brasileiro, o maior atleta catarinense em todos os tempos, aqui chamado de "manézinho da ilha" por sempre, mesmo depois da fama, ter defendido Florianópolis, seu jeito simples de ser, seus costumes, seu time de futebol (o Avaí), seu ar provinciano e pacato. Acontece que esta Florianópolis não existe mais. A cidade explodiu nas duas últimas décadas, ficou famosa internacionalmente (muito graças ao próprio Guga), sofreu grande e rápida expansão populacional e não soube "administrar" isto. Hoje temos todas as mazelas das grandes metrópoles e, o que realmente deve estar preocupando o Guga, não se faz nada, não se planeja, não se tem nenhuma perspectiva que ao menos possa atenuar esta escalada do caos, como bem disse o Guga.

A entrevista provocou uma repercussão enorme na cidade. Todo mundo dando sua opinião, mídia, população, políticos, cidadãos comuns, redes sociais a mil (Guga criou a tag no twitter #SalveFloripa). De maneira geral a população, que sofre estes efeitos danosos apoiando, e os políticos e outras autoridades, como é de seu feitio, minimizando os fatos. Nosso alcaide, grande especialista em se escapar dos inúmeros processos que seus atos, digamos assim "pouco republicanos", provocam, diz que temos mais esgoto que outras capitais (50% da população segundo ele, só se ele contou as com esgoto 3x) e por aí. Um dos coronéis da PM (que já teve uma gravação sua divulgada ordenando a subordinados para não atender ocorrência numa rua próxima a um shopping por ser de "bacanas") justificando que em outras capitais é maior, citando dentre elas o Rio, como seu Rio pudesse ser comparação. É para a situação do Rio que estamos caminhando em passos céleres. Infelizmente o que aconteceu com o Rio não tem servido de exemplo a ser evitado.


Guga Kurten é um ídolo, assim como Ayrton Senna, Pelé e, agora, Torben Grael, porque além de grande atleta sempre se preocupou com seu país e seu povo, dá exemplo de carácter e cidadania. Diferentemente dos "ídolos de barro" do nosso futebol, fabricados as dezenas. E por isto suas palavras tem peso e provocaram tanta repercussão.

Parabéns, Guga!

Nenhum comentário: