O recente acidente com gás GLP com o Inácio Pupo no seu veleiro Kapiao (Samoa27), chama nossa atenção para esse sistema que temos na maioria dos veleiros de cruzeiros e nem sempre é tratado com o devido cuidado e segurança.
Minha esposa é cuidadosa e sempre cobra o fechamento da válvula do bujão de GLP, que no Tinguá e de resto na maioria dos veleiros fica num paiol específico junto ao cockpit, depois de utilizar o fogão. Além deste cuidado, no mínimo, devemos manter bujão, válvula, mangueiras em bom estado e dentro de seus prazos de validade. O desejável é termos sensores de vazamento de gás com dispositivo que fecha a válvula em caso de alguma anormalidade. O veleiro em que fizemos o charter nas BVI ano passado possuía um sistema deste, mas não o conheço em detalhes. Depois deste acidente vou procurar saber mais à respeito.
O estado em que ficou o Kapiao após a explosão
Inácio tem 79 anos e veleja regularmente, participando dos cruzeiros organizados pela ABVC, como o Costa Leste 2010 e, no ano passado, veio até Florianópolis no Cruzeiro Costa Sul, na companhia do Lopez, outro velejador (digamos) de alta idade, com o Kapiao.
No blog do Tangata Manu, do Ricardo Amatucci, tem mais detalhes sobre o acidente. Foi de lá que "surrupiei" a foto acima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário