sábado, 21 de julho de 2012

Minha Primeira Travessia em Solitário

As condições meteorológicas eram favoráveis e minha filha mais velha, genro e neto desceriam de São Paulo para Paraty, então parti da Ilhabela ainda na madrugada de domingo (15/07). Coloquei o alarme do celular para as 02:30h mas estava ansioso pois seria minha primeira travessia em solitário e pela uma e pouco já estava desperto. Minha experiência anterior em velejadas em soliotário limitava-se as inúmeras vezes que fiz o trecho entre a sede centro e a oceânica do Veleiros da Ilha e uma pequena travessia Paraty - Bracuhy, com outros veleiros.

Zarpei às 02:25h com a mestra no primeiro rizo sem vento. Algumas milhas após a Ponta das Canas o vento apareceu mas sempre muito inconstante, variando de W a SE, pelas alhetas e popa do Tinguá, nunca mais de 10-11 nós. Abri e enrolei a Genoa várias vezes. O mar tinha ondas longas de metro e pouco, mais mexido entre as pontas Negra e Juatinga.

A surpresa foi o vento mais forte e constante após dobrar a Juatinga. Pelo través de bombordo com 13-14 nós, chegou a 17-18 nas passagens pelas entradas do Mamanguá e Paraty-mirim. Pouco antes da Ilha do Mantimento passou a "dar na cara", sempre nos 13 nós.

 A Ponta Negra

Pretendia ficar na Marina Farol de Paraty mas pediram 12 reais o pé no cais com energia e 9 sem pela diária. O quedaria R$ 360,00 para o Tinguá. Nestes valores são 90 reais pela energia elétrica. Não consigo imaginar como um 30 pés vai conseguir gastar 90 reais de energia elétrica num único dia. Para efeito de comparação a diária no pier com ãgua e energia na Marina Bracuhy está 4 reais o pé. Não entendo a política comercial destas marinas que ao invés de trazerem potenciais clientes os espantam, e eles tem bastante vagas. Fui então para a já conhecida Refúgio das Caravelas pagando 3 reais o pé no pier (com energia e água), o que também nãO é barato pelas condições que oferece.

Cheguei "são e salvo" após 11:50h de uma navegada sem maiores problemas, quebrando mais um paradigma.

Nenhum comentário: