domingo, 15 de julho de 2012

Semana de Vela em Ilhabela

Conforme o post anterior chegamos em Ilhabela no último dia 5. Meu amigo Jorge retornou para Floripa no sábado à tarde e Eu participei da 39ª Semana de Vela de Ilhabela - RISW2012, na tripulação do veleiro Revanche (Fast345), do Cmte. Celso Farias, do Veleiros da Ilha, na classe BRA-RGS B.

 Amanhecer na Ilhabela, visto do Tinguá na poita do ICS

Na madrugada de domingo (08/07) entrou uma frente fria e o sudoeste roncou no entorno dos 30 nós. Vento forte, mar agitado fora do canal e chuva deixando a visibilidade ainda mais baixa, provocaram, após alguns retardamentos, o cancelamento da tradicional regata de abertura da semana de vela, a Regata Alcatrazes por Boreste.Com isto ao invés da segunda feira livre corremos a Regata Média, com percurso da frente da Praia da Armação até a Ponta Grossa, onde após contornarmos uma bóia retornamos até a linha de chegada na frente do farol da Ponta das Canas. O vento parou no meio da regata e ficamos no lado errado. Resultando num 10º lugar.

 
 Uma das muitas largadas, esta da classe HPE
Na terça feira com ventos médios corremos na raia ao norte da ilha e começamos nossa recuperação com um 2º e um 4º lugares. Na quarta disputamos só uma regata no Canal de São Sebastião, com SW força 5 e fomos novamente segundos. Na quinta apesar de largarmos duas vezes a regata foi anulada devido ao vento muito rondado e inconstante. Sexta o SW roncou entre 18 e 22 nós e fomos terceiro na primeira regata. Na segunda mesmo tendo que substituir uma genoa que explodiu conseguimos ser quarto colocados. Entramos na última e sétima regata do sábado em segundo lugar, com o descarte de uma prova, somente um ponto a frente do Wind34 BL3, um barco bem mais rápido. Novamente no canal com SW por volta dos 13 nós largamos bem e ficamos pelo lado da ilha enquanto nosso adversário foi  pelo continente. Na montagem da primeira bóia vimos que a nossa opção foi a pior, estávamos atrás dos principais concorrentes e a 3 minutos do BL3. Na perna de balão conseguimos recuperar duas posições e no inicio da terceira e última perna o BL3 literalmente se enrolou com seu balão que foi para a água. Agora era conseguir uma posição o mais próximo possível do quarto colocado que estava bem na regata e sobre quem tinhamos 5 pontos de vantagem. Conseguimos, terminando a regata em quinto lugar, chegando apenas 4 segundos na frente do sexto. Vice campeonato conquistado.

O YCI em dias de Semana de Vela
 
Nossa classe (RGS B) teve um vencedor disparado, o Wind34 Tangaroa, que também foi o Campeão Geral Brasileiro da Classe BRA-RGS. Aliás, os Wind34 estão muito bonitos e bem construidos. Este era versão regata (quilha de chumbo de 2m e mastro mais longo), já por infusão, com mastro sueco (Selden) e outras características para aumentar a performance. Mas o segundo lugar era disputadissimo por pelo menos oito veleiros (1 Wind34, 1 Skipper30, 3 Delta32, 1 Charger33, 1 Carabelli32 e nós). No Revanche, apesar da idade do barco, da targa e placa solar velejamos muito bem ganhando tempo nas manobras sem erros. Modéstia a parte, mas pela primeira vez (essa foi minha oitava semana de vela em Ilhabela) sai satisfeito, com aquela sensação gostosa de que fizemos o melhor.

O Revanche na marina do YCI
    

Meu primeiro podium em Ilhabela
Mais imagens aqui.

Nenhum comentário: