sábado, 7 de julho de 2012

Rumo a Ilhabela para a Semana de Vela

Voltei para o Tinguá, na Marina Bracuhy, no último dia 03/07 na companhia do meu amigo Jorge Calliari, com o objetivo de ir a Ilhabela participar da 39 Semana Internacional de Vela (a RISW2012). No dia seguinte após os ajustes necessários partimos às 09:40h para Paraty, onde iríamos pernoitar já que o Jorge não a conhecia.
  
 Tarituba, mais um paraíso
Dia maravilhoso, mas com pouco vento e contra. Paramos para almoçar e conhecer Tarituba, mais um pequeno paraíso da Baía da Ilha Grande. Tinha uma recomendação do Maurício Napoleão, nosso presidente da ABVC, para comer um tal Peixe Maluco. Ancoramos o Tinguá e logo ao lado do pier, na frente da areia da praia, encontramos o Restaurante Peixe Maluco. O tal Peixe Maluco é um prato para pelo menos duas pessoas montado em forma de pirâmide onde vem duas postas fritas de cavala e duas de robalo, um monte de camarões graúdos fritos torradinhos, aipim frito, palmito e vários legumes, acompanhado de pirão de peixe e arroz. Uma delícia!

 Onde se come o Peixe Maluco, na Tarituba
 
Dali seguimos para Paraty onde chegamos por volta das 17:15h. Antes passamos na Prainha para darmos um alô ao amigo Giovani Dal Grande, do Kyriri-ete. Giovani estava de "molho" pois sofreu um pequeno acidente no deck da praia e machucou o dedo polegar do pé. Tomamos banho e fomos para o Centro Histórico na cidade. Era véspera de abertura da FLIP (a Feira Literária Internacional de Paraty) e a cidade já estava movimentada e vivendo o clima com vários eventos. Voltamos para a marina cedo, logo após jantar, pois tínhamos que ir ao mercado que fechava às 10h. Não deu para curtir o show do Lenine com nossos amigos Ivan, Êgle, Hélio, Mara e Roberto que estavam por lá.

 O Kyriri-ete na Prainha de Paraty

A FLIP deste ano homenageia Carlos Drumond de Andrade

Dia seguinte (05/07) 05:10h largamos as amarras na Marina Refúgio das Caravelas e rumamos para a Ilhabela há 74 mn (135 km). Conforme a previsão havia ondas longas mas com mais de 2m na Ponta da Juatinga. A corrente era contra e mesmo com 2800 rpm no motor a viagem não rendia. Velejar que é bom só por uns 15 minutos e depois nas proximidades da Ilha de São Sebastião. Depois da Ponta Negra o mar melhorou e depois da Ilha Anchieta a corrente também e passamos a fazer média de 6,5 nós com a mesma rotação, quando antes não passava de 5,5 nós. Chegamos na Ilhabela às 18:10h exatas 13 horas depois, onde pegamos uma poita na sub-sede do Iate Clube de Santos.

 
Saimos de Paraty com este amanhecer...

...e chegamos em Ilhabela com este entardecer

Mais imagens aqui e acolá.

Nenhum comentário: