sábado, 27 de outubro de 2012

Cruzeiro Floripa - Angra - A Volta 1

Chegada a hora de retornar para casa para os dois últimos participantes do Cruzeiro Floripa - Angra que ainda estavam na região da Baía da Ilha Grande. No dia 18/10 na companhia de Jorge Silveira (Comte. do Vento Solar) e Elberto Larsen (Comte. do Parangolé) tomamos o avião para o Rio e de lá o ônibus até a Porto Marina Bracuhy, em Angra dos Reis, para encontrar o Tinguá.

Beto nas "lidas domésticas"

Na sexta (19/10) preparamos o barco, demos baixa na marina e quando ligamos o motor notamos um som diferente do habitual e verificamos que não estava jorrando a água de refrigeração. Pensamos logo no rotor da bomba d'água, mas constatamos que era a correia que estava laceada, quase rompendo. Falha minha, que na revisão das 1000 horas substitui a correia do alternador e acabei por esquecer desta, ainda original. Menos mal que o problema se manifestou ainda na marina e não no meio de um mar revolto...

Deixando o Bracuhy rumo a Floripa
Correia substituida zarpamos rumo a Paraty às 13:50h, após completar o diesel no posto. A travessia foi com tempo chuvoso e ventos médios do quadrante sul. Chegamos a Marina Refúgio das Caravelas por volta das 17:20h, ocupando uma vaga no pier ao lado do Kyriri Ete, do Comte. Giovane Dal Grande. Depois do banho fomos para a cidade jantar e fazer o mercado. Giovane que ficou boa parte destes últimos meses em Paraty, nos levou num lugar bem legal, a Esfiharia e Cervejaria Camello.
 
 
Muitos golfinhos no caminho para Paraty
No sábado com Jorge e Giovane dei uma caminhada até a Marina Farol de Paraty para vermos os veleiros clássicos que estavam participando da 1 Regata de Veleiros Clássicos - etapa Paraty, naquele final de semana. Mais tarde fomos, com oTinguá, assistir a regata nas proximidades das Ilhas do Bexiga e Mantimento. Colocamos uma picanha para assar no forno que saboreamos ancorados na Enseada de Jurumirim. 

Marinas Farol e Engenho, em Paraty

Regata de veleiros clássicos

 
Escuna Dália, na regata de clássicos
 
No domingo (21/10) deixamos a marina, o Tinguá e o Kyriri-ete, às 04:50h rumo a Ilhabela, onde chegamos exatas 12 horas depois. O mar estava baixo mas mexido e vento tivemos só antes de dobrar a Juatinga e nas proximidades da Ilhabela. Fomos direto ao posto de abastecimento completar o tanque e mais uma bombona de 20l. O Kyriri com um problema na fixação do motor teve que manter um ritmo mais lento e chegou por volta das 19 horas.


Uma traineira de pesca, nas proximidades da Baía de Jurumirim

Ficamos em poitas do YCIlhabela, clube conveniado com nosso ICSC. Depois do banho e da janta no Manjericão, conferimos as previsões e marcamos a partida rumo a Ilha do Mel, na Baía de Paranaguá, à 200 mn, logo após a abertura do posto para o Kyriri abastecer.

O Cisne Branco, na Ilhabela


Mais fotos e imagens AQUI.

Nenhum comentário: