sábado, 27 de outubro de 2012

Cruzeiro Floripa - Angra - A Volta 3

Soltamos as amarras do pier do ICParanaguá exatamente às 15:45h da quarta (24/10), não sem antes fazer algumas tentativas mais de contatar o Kyriri. Seguimos pelo Canal da Cotinga com vento SE na proa e corrente contra. Quando já estávamos no Canal da Galheta, próximos a Ilha do Mel, o Giovane liga no meu celular. Que alivio! Acabara de ancorar na Encantada. Durante a primeira trovoada, próximo a Queimada Grande, entrou ar no sistema de alimentação do motor e eles ficaram à deriva até passar o temporal. Para piorar Rafael, o companheiro de Giovane, estava mareado. Após a tribuzana velejou em direção a terra e ancorou quando chegou a 20m de profundidade. Então descansaram e conseguiram fazer o motor voltar a funcionar, seguindo  a viagem. Aconselhei-o a ir ancorar na sub sede do ICP, ainda mais que precisaria abastecer de diesel e passei-lhe as previsões.


 Paranaguá vista do Rio Itiberê com o ICP

Logo mais cruzamos com eles e continuamos nossa travessia aliviados. A saída do canal estava com ondas de quase 2 m e saímos dele por volta das 18:40h, não sem antes sermos ultrapassados por um enorme cargueiro, pegando o rumo SW com vento SE de 14-16 nós. O mar estava com no máximo 1 m e mexido. Fizemos uma boa travessia com ventos SE e depois E variando entre 9 e 17 nós, conforme o trecho, com mar baixo, tudo de acordo com as previsões. Somente nas proximidades de Ganchos, a cerca de 3 horas do destino, o vento mudou para S com 6-8 nós. Este sim não estava em nenhuma previsão. Na última hora o vento acabou. Chegamos ao Veleiros da Ilha com uma leve garoa às 14:35h da quinta-feira 25/10.


As pontes de Floripa
Completamos mais uma jornada. Ficam o aprendizado, as lembranças e as histórias para contar. Meus agradecimentos aos amigos-tripulantes que participaram  comigo nas diversas etapas: Antônio Moura, Giovane Dal Grande, Jorge Calliari, Luiz Carlos Poyer, Elberto Larsen e Jorge Silveira. E a minha família.

Mais imagens AQUI.

Nenhum comentário: