terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

St. Augustine, Fl

Saímos  da ancoragem no Halifax River, em Daytona Beach, às 7:45h pois queríamos fazer uma parada em Matanzas Inlet para conhecer o Fort Matanzas e eram 43 mn até St. Augustine, nosso destino final. Amanhecer lindo, céu limpo, sem vento nenhum com as imagens sendo refletidas na água, rendendo belas fotos.

Reflexo perfeito, captado pela esposa 

 Esta também, já no Halifax Creek

Quando estávamos na altura de Smith Creek bem no início do Fox Cut, um pequeno trecho artificial para cortar algumas curvas do rio, batemos de repente em pedras no fundo e ficamos com o casco de boreste encalhado. Vinhamos dentro dos limites do canal a mais de 7 nós, num trecho com profundidades de 3,5 a 4 m. A ICW  é super bem sminalizada mas não tinha nenhuma sinalização neste local. Na foto abaixo nossa posição (29º 31.920' N, 081º 9.386' W) na carta náutica Navionics do iPad, atualizada há poucos dias. A maré estava quase ao final da vazante, então esperamos umas duas horas  para o barco flutuar inteiro novamente. Nenhum dano constatado, a não ser arranhões na mini-quilha de boreste, como constatamos mais tarde ao retira-lo da água para a storage.



O estrago do encalhe. O barco é forte...

Com este contra tempo desistimos da parada no Fort Matanzas, que pelo que pudemos observar de longe não perdemos muito. Principalmente depois que conhecemos o Castillo de San Marcos, em St. Augustine. Por falar nela, a corrente ajudou e chegamos às 15:15h na St. Augustine Municipal Marina, onde havíamos reservado uma poita. Foi bom, uma vez que a previsão previa chuva para a parte final do dia, o que realmente aconteceu.

O pequeno Fort Matanzas 

A boa marina municipal de St. Augustine esta localizada ao lado da Lions Bridge bem no centro do Historic District. A cidade é a mais velha dos Estados Unidos fundada pelos espanhóis em 1565. É muito turística com uma área histórica grande e muito interessante (vide o próximo post). Também é uma cidade com um número grande de marinas e estaleiros (boatyards), com bastante área navegável e saída para o Oceano Atlântico.


A marina municipal


TinguaCat na poita 3

Amanhecer com o Farol de St. Augustine de um lado...

...entardecer com o Historic District de St. Augustine do outro lado

No domingo (08/02), quando estávamos em Daytona Beach, havia a programação de lan çamento de um foguete pela NASA, em Cape Canaveral. As 6 da tarde, hora programada, ficamos de prontidão mas não vimos nada. Pois na quarta feira (12/02) quando chegávamos na marina de um passeio, sem esperar vi o foguete subindo. Como não tem morro na Florida e o céu estava limpo deu para ver muito bem. Não sabíamos que o lançamento tinha sido reagendado.


Com a surpresa, foi só o que deu para pegar do foguete

O que não foi legal neste período foi o frio. Pegamos uma semana fria, com mínima de 2º C fora e 6º C dentro do barco na sexta feira. Em compensação foram dias muito bonitos.


42º F dentro do TinguaCat

Deixamos o TinguaCat guardado no seco na St. Augustine Marine Center, um dos vários estaleiros (boatyard) da cidade, especializado em catamarans, na terça feira (17/02). Ventava muito de SE desde à noite  e na hora de docar começou a chover. Faz parte. Uma etapa encerrada.


Tingua indo para sua vaga


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