domingo, 15 de novembro de 2015

Travessia Annapolis-Florida - Etapa 10 Vero Beach(FL) - Pompano Beach (FL)

Ficamos em Vero Beach no domingo e segunda feira (8 e 9/11). Estava com muita dificuldade para conseguir uma marina para o TinguaCat até cerca de 20/12 quando pretendo ir para as Bahamas. Fiz contato com mais de 20 marinas a partir de Fort Pierce (2h ao Sul de Vero Beach) até Fort Lauderdale. Ninguém tinha vaga para nós. Na verdade, apenas 3 marinas de um mesmo grupo na região de North Palm Beach tinham vaga mas com valores impraticáveis, em torno de US$ 2000,00/mês. Ft. Lauderdale tinha o agravante de ser justo a época do Boat Show. A opção que restava era ficar em poita e as opções eram onde a gente já estava ou na Sunset Marina em Stuart. De modo que não adiantava prosseguir mais para o Sul e depois ter que retornar. Com a ajuda de vários amigos, principalmente a Mauriane e o Luiz do Cascalho,iniciamos na sexta feira (06/11) negociações para alugar uma private dock num condomínio em Pompano Beach, a poucos quilômetros de Ft. Lauderdale. Finalmente na segunda feira conseguimos fechar esta opção.

Esquilo no Riverside Park de Vero Beach

Enquanto isto, trabalhei na solução do problema com a bomba Flojet do sistema de refrigeração a água da geladeira, finalmente chegando a bom termo. Lavamos roupa e carregamos o botijão de gás vazio. Estivemos na área mais comercial da cidade e caminhamos no excelente Riverside Park, contíguo a marina e as margens do Indian River.

No dia 10/11 zarpamos cedo (06:17h). Mais um dia bonito e quente, mas sem vento. Por volta de 08:20h, após passar pela drawbridge North Fort Pierce, saímos 0,3 mn da IntraCoastal e encostamos no píer do Port Consolidated para abastecer de diesel e completar a água. Ali o diesel é mais barato (mas não bateu o preço da Brunswick Landing Marina). O TinguaCat tem dois tanques de 300 litros de água e nunca conseguimos secar totalmente um deles, mesmo chegando a ficar 6 dias sem reabastecer de água. Voltamos para a ICW logo atrás de 2 catamarans e 2 monocascos que haviam recém passado pela ponte e pudemos velejar com vento de 6-11 nós a 60-30 graus por boreste. Foram mais de 4 horas até o vento aumentar e rondar para Sul, bem pela proa. Desde que entramos na Florida os Botos foram substituídos por Golfinhos. Os avistamos dezenas de vezes por dia mas estes raramente vem brincar próximo ao barco e em geral estão em duplas, sendo difícil fotografá-los. Ao cruzarmos o St. Lucie River, próximo de sua barra em Stuart, passamos a navegar em canais mais estreitos mas de boa profundidade. A partir das proximidades de Júpiter começou uma profusão de pontes de abrir, a maioria com horário. Foram 7 pontes até chegarmos a nossa ancoragem programada no North Lake Worth, em North Palm Beach, com bastante vento.

Amanhecer já na waterway 

Velejando em flotilha 

Praia na ICW, próximo a Jupiter 

Chuva logo após ancorarmos no Lake Worth

No último dia da travessia (11/11) saímos da ancoragem às 07:17h para um verdadeiro rallye náutico. Seriam 16 pontes de abrir pela frente, a maioria abrindo de meia em meia hora. Uma na hora cheia e na meia hora e a seguinte em ¼ e ¾ de hora. Uma delas de 20 em 20 minutos e apenas 3 on request. Na primeira ponte furamos feio. Chegamos para passar em ¾ de hora, mas a operadora nos informou que por ela estar em reforma só estava abrindo de hora em hora, justo  em ¼ de hora. Mais de ½ hora de espera. Depois desta foi uma beleza. Conforme a distância da próxima acelerávamos os dois motores a mais de 3.000 giros ou “tartarugavamos” com um motor a 1400-1600 giros. Acabamos por chegar mais de uma hora antes do que havia previsto. Chegamos na casa do mexicano Alfredo, nosso locador, às 03:15h.

Estaleiros na região de Palm Beach 

Marinas lotadas de grandes barcos

Ponte em Lantana, uma das 16 

Mangusta 165 pés

Estamos bem alojados aqui com eletricidade e água (ainda falta resolver a internet). Num agradável e bonito condomínio, num canal sem trânsito, na parte mais bonita da cidade, a poucas milhas (uma caminhada ou “bicicletada”) do comércio que precisamos – mercado, café, West Marine, Walgreens – e 200 m da praia.

Localização do TinguaCat nos próximos 40 dias 





Jornada cumprida em 28 dias, sendo 22 navegados, e 1.037 milhas náuticas (3.770 km) percorridos por 6 estados. Uma viagem agradável, com rica experiência, muito conhecimento. Apenas um pequeno problema num dos motores, facilmente resolvido e uma genoa por refazer algumas costuras, vítima do ventão no Albemarle Sound, lá na Carolina do Norte. Valeu muito. Ao meu grande amigo e companheiro de viagem Comandante Jorge Luiz Silveira, meus maiores agradecimentos pela ajuda e convivência excelentes.

Só para dar uma idéia da travessia, pois viemos pelo litoral

Nenhum comentário: