terça-feira, 10 de novembro de 2015

Travessia Annapolis-Florida - Etapa 8 Brunswick (GA) - St. Augustine (FL)

Em 31/10, um sábado às 16:07h, deixamos o cais de abastecimento da Brunswick Landing Marina abstecidos de água e diesel para cumprirmos a etapa até St. Augustine, na Florida. A manhã do sábado foi usada para irmos ao mercado comprar itens perecíveis e conhecer um pouco de Brunswick, que além da ponte e da marina não tem nada que chame a atenção. Saímos nessa hora para não pernoitarmos na marina e pagar mais uma diária.


Voltando do mercado com a bicicleta emprestada da marina

Navegamos até 18:45h quando ancoramos mais uma vez num riozinho lateral, o Floyd Creek, em frente a Cumberland Issland, com 2,6 m de profundidade. Escolhemos estes pequenos rios, quando eles tem calado, para fugir da corrente maior no rio principal e a ancoragem ser mais segura. Passamos pelo St. Andrews Sound mais um dos vários desta região Sul da Geórgia que tem uma larga abertura para o mar, tendo o balanço característico das ondas.


Por do Sol na Cumberland Island 

Este cara passou a noite neste caiaque, amarrado no pau da marca

Dia seguinte (01/11) era domingo e fim do horário de verão (Daylight) nos Estados Unidos. Não da para chamar de horário de verão pois ele vai de Março a Novembro. Recuamos 1 hora e agora, com o horário de verão brasileiro, passamos a estar 3 horas "atrasados" para o Brasil. Dia quente com muito vento contra, do quadrante Sul, entre 16-20 nós e corrente contra. Ainda pela manhã antes de sairmos da Georgia passamos por um trecho de 5 mn de Safety Zone, onde a velocidade precisa ser reduzida, por causa de uma base de submarinos atômicos da US Navy, que fica estas 5 milhas rio adentro no St. Marys Sound.


A base naval 

Fort Clinch na barra do St. Marys Sound com o mar

E entramos na Florida, nosso sexto e último estado, por Fernandina Beach. À tarde cruzamos  a região de Jacksonville com muitas lanchinhas e jets-skys azucrinando. afinal era domingo. Vimos os primeiros golfinhos em substituição aos Botos, que são numerosos no trecho da Florida. Ancoramos a 2 horas de St. Augustine em Pine Island, num rio mais espaçoso e com vários outros cruzeiristas.


Na Florida a paisagem muda. Muito mais urbana...


A ancoragem em Pine Island, num afluente do Tolomato River

Segunda (02/11) zarpamos as 06:45h para chegarmos a uma poita da St. Augustine Municipal Marina,  às 08:50h, não sem antes passar a linda e basculante Bridge of Lions. St. Augustine como já escrevi aqui é a cidade mais antiga dos EUA, fundada pelos espanhóis que estiveram ali por mais de 300 anos, conserva em seu Centro Histórico muita coisa da sua história. Principalmente o Castillo de San Marcos, o forte que garantiu a presença espanhola por tanto tempo. E a marina municipal fica bem no Centro Histótico ao lado da Bridge of Lions.


A marina municipal de St. Augustine com a Ponte dos Leões ao fundo


Um exemplo da arquitetura histórica em St. Augustine

Nenhum comentário: