sexta-feira, 15 de janeiro de 2016

Explorando Exumas 2 (Staniel Cay)

No dia 03/01 saímos de Rocky Dundas para Staniel Cay um dos pontos de maior atração das Exumas. Levamos cerca de 2 horas, com vento contra SE de 14-15 nós. Staniel é linda com várias ilhotas e alguma estrutura com uma vila, vários hotéis, um yacht club e pista de pouso bem movimentada por pequenos aviões. Aqui fica a famosa gruta Thunderball onde foi filmado parte do filme de mesmo nome (aliás, a caverna antes conhecida por Grotto é que adotou o nome do filme), um dos primeiros da série 007 com o agente James Bond.


Chegando em StanielCay 

Um dos resorts 

Ancoragem em frente ao Grotto, ao fundo o cut de Staniel 

Avião chegando

Fomos ancorar direto em frente a ilhota onde fica a caverna. Mas acabamos não entrando na mesma. A maré estava muita alta e com muita corrente. Fizemos snorkel pelo lado de fora e depois fomos conferir outra das atrações a Pig Beach, onde vivem porcos selvagens que são alimentados pelos navegadores. Quando se aproxima alguma embarcação da praia eles entram na água e nadam até ela para receberem comida. Dali rumamos para pernoitar em Black Point no cay seguinte de Great Guana.


Porco na Pig Beach 

Alimentando os porcos

No dia 07/01 às 17:40h ancoramos novamente em frente ao Grotto em Staniel Cay. Dia seguinte exploramos a região de dinghy, andamos de caiaque e por volta das 11h com a maré e a posição do Sol adequados eu e Gabriel entramos na famosa caverna. Ela é realmente impressionante. Entra-se por um lado em meio a rochas e pode-se sair pelo outro lado com um pequeno mergulho. Depois de almoçar rumamos para Warderick Wells sede do Exumas Cays Sea & Land Park, a 19 mn.


Por do Sol em Staniel Cay 

Explorando de dinghy 

Caiaque em frente a ilha do Grotto 

Dentro da caverna, ao fundo a entrada 


Buracos no teto por onde o Sol ilumina 

Peixes no interior da caverna


Nenhum comentário: