quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Explorando Exumas 4 (Warderick Wells e Normans Cay)

Saímos de Staniel Cay às 13:40h do dia 08/01 para Warderick Wells a 19 mn. Sede do Exumas Cays Land & Sea Park, uma área de preservação que abrange  vários cays e partes  do Great Bank e do Exumas Sound, onde é proibido pescar. Em Warderick não se pode ancorar, fica-se em poitas disponibilizadas pelo Park mediante solicitação. A taxa é de $20 por noite para até 40 pés. Chegamos as 16:40h e ainda curtimos a praia em frente a nossa mooring n°8. Dias 7 e 8/01 foram dias lindos com muito Sol, céu limpo e pouco vento, bem ao gosto da esposa. Não deu nem de abrir alguma vela.


Amanhecer em Warderick Wells 

Nosso campo de poitas visto da sede do parque

Na manhã seguinte amanheceu com vento moderado de SW. Fomos a sede do Park pagar a poita e conhecer uma parte da ilha, com banho na bela prainha junto a sede. Não tínhamos tempo para tanto, mas em Warderick pode-se fazer várias trilhas e observar a fauna, principalmente pássaros.



Rafael nas águas transparentes da prainha junto a sede do parque 



Partimos para Normans Cay ainda pela manhã desta vez com velas ao vento. Foram quase 30 mn. Entramos pelo Battery Point no Sul da ilha, atravessando um estreito e pouco profundo canal e ancoramos direto na ancoragem Sul, bem rasa e com muita corrente vinda do Exumas Bank de um lado e do outro do Exumas Sound. Próximos ao local onde existe um avião submerso da época em que Normans foi uma base dos traficantes de cocaína colombianos. O snorkel no avião afundado foi bem legal. Quando Gabriel e Eu estávamos voltando nos avisaram de uma raia manta nas proximidades do TinguaCat. Gabriel pulou na água e acompanhou a arraia por um bom tempo, fazendo fotos e vídeo.




Snorkel no avião submerso em Normans Cay

Arraia Manta


O barco não parava de girar naquela ancoragem, para pernoitar achei melhor mudar para a ancoragem no lado leste, mesmo que mais exposta ao vento e também era por ali que sairíamos dia seguinte para Nassau. Quem estava na ancoragem era o catamaran Saltair3 da família canadense que tem o site e o canal Trio Travels no YouTube, um dos que gosto de acompanhar.

Saímos cedo (6:42h) para fazermos as 37,8 mn até Nassau. Vento Sul na primeira parte de 7-8 nós que aumentou para 15-17 e na chegada chegou na casa dos 20 nós. Chegamos na mesma Nassau Harbour Marina & Club às 13:20h. O catamaran Cascalho dos nossos amigos Luiz e Mauriane havia chegado de Ft. Lauderdale naquela manhã e estava ancorado próximo a marina. Luiz veio nos ajudar na amarração pois chegavam vários barcos na marina e havia um único empregado. Logo chegaram nossos amigos Jorge e Edman para pelo menos uma noite a bordo. Fechamos o dia com um churrasco entre todos nós. Dia seguinte a esposa, Jorge e Edman pegariam o avião para Miami, Luiz e Mauriane seguiriam rumo as BVIs e Eu, Gabriel e Rafael de volta a Florida.

Neste dia foi realizada em Nassau uma regata com os tradicionais Bahamanian Sloop.


Regata de veleiros típicos em Nassau

 Um Bahamanian Sloop

Nenhum comentário: