sábado, 30 de agosto de 2008
Mutley já é Campeão da Copa Casan
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
A Regata Aratu-Maragojipe
São 32 mn de percurso largando entre a Ilha da Maré e a entrada da Baía de Aratu, na Baía de Todos os Santos, e terminando na cidade de Maragojipe, após percorrer cerca de 7 mn pelo Rio Paraguaçu acima. Nós no Guga Buy - Cmdte. José Zanella, Eduardo Zanella, Eu e o reforço do Maurício "Negão" Rosa, competimos na classe RGS Cruzeiro B e saimos na segunda largada.
Fizemos uma boa regata com vento de SE mas variando de intensidade, especialmente durante os muitos pirajás. Até agora não sei do resultado. Aliás, durante a regata muitos barcos não obdeceram as determinações das Instruções de Regatas quanto a montagem de algumas bóias de sinalização no canal de acesso a Aratu, nas proximidades da ilha do Medo e no rio. Na chegada, mesmo tendo avisado várias vezes pelo rádio que estávamos cruzando, uns três minutos depois a CR perguntou pelo nome do "barco com um bote vermelho na popa". Enfim, o que vale nesta regata é o visual, a emoção de ver tantos veleiros juntos, a velejada dos saveiros de pena e de vela de içar e a festa claro, afinal estamos na Bahia...
No domingo (24/08) desembarquei do Guga Buy, que rumou para a Ilha de Itaparica, retornando a Salvador de carona no Samurai Ni, do Cmdte. Marins Camargo. Volto ao Guga Buy no final de setembro, já em Recife, para fazer a Refeno.
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
Gusmão no Aratu
quinta-feira, 21 de agosto de 2008
Os Estaleiros de Cajaíba
Apesar da aparente demanda aquecida o povoado é muito pobre. Os “estaleiros” são apenas telhadões embaixo dos quais os barcos são construídos. Não há empresas, nem previdência ou planos de saúde, nem direitos trabalhistas. Os artesãos simplesmente ganham o que produzem.
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008 )
As Canoas da Bahia
Em Itacaré
Na Baía de Camamu
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008)
Festa de Encerramento do CCL2008
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008)
O Lado Social do CCL2008
De um modo geral houve uma boa integração dos velejadores com as comunidades locais. Mas, este é um lado que pode e deve ser incrementado ainda mais nas próximas edições do cruzeiro.
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008)
quarta-feira, 20 de agosto de 2008
Gamboas
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008 )
Niver do Comandante
terça-feira, 19 de agosto de 2008
Travessia a Salvador
Makai com Salvador ao fundo
Estamos atracados no pier do Terminal Náutico de Salvador, onde fomos recebidos por baianas à carácter e kits com mimos como camiseta e guia náutico da Bahia. Amanhã (20/08) iremos para o Aratu Iate Clube, onde acontecerá a festa de encerramento do Cruzeiro Costa Leste 2008.
Feira em Camamu
Eduardo (Guga Buy) e Fernando (Solaris) no barco-ônibus rumo a Camamu
Camamu, a cidade, fica em uma elevação no final dos manguezais, o que significa inúmeros baixios em sua aproximação. Na verdade as embarcações vão fazendo um zig-zag por entre o mangue. Na chegada ao porto um verdadeiro congestionamento de barcos e um burburinho de gente.
A cidade de Camamu
É uma cidade típica do interior da Bahia, com tudo que isto significa. A feira é um capítulo a parte, com “secções” de peixes secos e salgados, roupas e armarinhos, frutas e verduras, farinhas e carnes. Chamou a atenção os peixinhos (sardinha, manjuvas) secos e salgados vendidos em maços e as cabeças de boi vendidas com todo o seu conteúdo, apenas retirado o couro. Vale a pena dar uma olhada nas fotos no Picasa.
Os peixinhos secos da feira de Camamu
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008)
Barra Grande, Cajaíba e as Ilhas
Na sexta-feira (15/08) demos um passeio num barco alugado, organizado pelo Cmdte. Hamilton do Piatã, para conhecer o povoado de Barra Grande, a Ilha da Pedra Furada, contornar a Ilha Grande e visitar os estaleiros artesanais, especializados na construção de escunas, do povoado de Cajaíba do Sul. São locais de acesso mais complicado aos veleiros devido ao baixo calado. Aliás este é o único defeito de Camamu, o baixo calado em muitos pontos da baía.
Cidade-estaleiro de Cajaíba
(Veja mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008)
domingo, 17 de agosto de 2008
Maraú e Cachoeira do Tremembé
Camamu: Chegamos ao Paraiso
A Baía de Camamu, terceira maior do Brasil, é um verdadeiro paraíso com inúmeras ilhas, praias, vilarejos, estaleiros artesanais, cachoeiras, lagoas, povo hospitaleiro,... É um local para se ficar muito tempo “vadiando”.
quinta-feira, 14 de agosto de 2008
Escala Não Prevista em Itacaré
O Guga Buy também está usando as cartas digitais CCDGold, as quais oferecem uma rota recomendada para a entrada em Itacaré, que se mostrou perfeita. Cada vez mais comprovo que não existem cartas digitais da costa brasileira melhores que a CCDGold. A entrada em Itacaré, sabendo a rota a percorrer e com mar adequado é tranqüila (veja clip).
Itacaré é mais uma região da Bahia com natureza maravilhosa, praias lindas a maioria propícias ao surf, resorts e pousadas com arquitetura e decoração que utilizam-se muito de elementos naturais como a madeira, fibras (sapé, piaçava) e artesanato. A cidade infelizmente perdeu muito do charme que poderia ter com a ocupação desordenada, quase “favelizada”. Uma pena...
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008 )
Escala de Ilhéus
Para uma escala futura ficamos conhecendo a localização de lugares importantes, nas imediações do clube, como supermercado, internet, padaria e outros mais. Nesta escala o amigo Saul Capella desembarcou retornando a Floripa, mas estará de volta para a Refeno.
domingo, 10 de agosto de 2008
Levando o Makai para Ilhéus
No dia anterior ao subir do botinho para seu barco o Cmdte. Renato, do Makai (um Multishine28), caiu e contundiu as costelas, com possível fissura. Pior que os outros dois tripulantes, conforme previsto, desembarcaram em Santo André, ficando apenas o Renato e sua esposa Luciana. Fui indicado pela amiga Mara e aceito para levar o Makai até Ilhéus, o que fiz com muito prazer.
O Makai já ancorado em Ilhéus.
Por-do-sol na travessia Santo André-Ilhéus.
O curioso desta travessia foi o uso do piloto automático “com que Cabral chegou ao Brasil”. Trata-se de um antigo piloto automático inglês com bússola magnética, cedido ao Makai pelo Cmdte. Zanella, do Guga Buy, em substituição ao moderno ST2000+ que não resistiu a chuva que pegou no trecho Búzios-Vitória.
O piloto automático "do Cabral"
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008 )
Santo André um Vilarejo Baiano
Veleiros do CCL2008 adentrando a barra liderados pelo Carlindo.
Santo André é uma bucólica vila com não mais de 500 habitantes que se estende da barra do rio até a bonita praia. São na maioria nativos pobres mas alegres e amigos mesclados com “estrangeiros” descolados, inclusive vários gringos, e suas lindas casas rústico-chiques que tocam pequenos restaurantes e quiosques de praia, além de alguns resorts como o Costa Brasilis.
Veleiros do CCL2008 ancorados no Rio João de Pin, em Santo André.
Almoço no Restaurante Gaivota, da Ana.
Pena que foram apenas três dias e duas noites neste paraíso.
(Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaleste2008)
sexta-feira, 8 de agosto de 2008
Abrolhos Maravilha da Natureza
Veleiros do CCL2008 no ancoradouro sul da Ilha de Santa Bárbara
Abrolhos é um arquipélago resultante de uma erupção vulcânica, formado por cinco ilhas: Santa Bárbara, a maior e única habitada onde há um farol e a sede do Parque Marinho, Redonda, Siriba, Sueste e a ilhota da Guarita. O desembarque é controlado e além da Santa Bárbara só é permitido na Siriba, desde que guiado por um quarda-parque do IBAMA. Visitei a ilha Siriba que é um criatório de vários pássaros, principalmente os Atobás brancos. Também fiz snorkel nas proximidades da Ilha de Santa Bárbara onde estávamos fundeados. A quantidade e as diferentes espécies de peixes e os corais é impressionante.
Fihote de Atobá branco na Ilha Siriba
Outro fato marcante para mim em Abrolhos foi a oportunidade de dar uma velejada na majestoso motorsail de madeira, com mastreação tipo escuna, Horizonte de 82 pés (veja clip).
Motor-sail Horizonte
Após o já tradicional churrasco dos participantes na Ilha de Santa Bárbara junto com o pessoal da Marinha e do IBAMA, levantamos âncora rumo a Santo André, no sul da Bahia, no maravilhoso entardecer de quarta (06/08).
Por-do-sol na saída de Abrolhos
(Mais fotos em http://picasaweb.google.com/lflbeltrao/CostaLeste2008 )
(Saiba mais sobre Abrolhos em www.ibama.gov.br/parna_abrolhos).