terça-feira, 28 de junho de 2011

CCV2011 - Praia da Estopa

Saimos do Saco do Céu depois das 10:00h num dia nublado com chuvas fracas esparsas, com a vela grande no primeiro rizo. A medida que íamos deixando a Enseada das Estrelas o vento do quadrante sul ia se mostrando. A princípio mais fraco (8-10 nós) numa orça apertada para nosso rumo 90. A medida que avançamos nas 17 mn até a próxima ancoragem na Praia da Estopa, na Ilha de Jaguanum, já no interior da Baía de Sepetiba, o vento foi rondando para leste e aumentando. Quando já atravessávamos o canal entre a Ilha Grande e o continente estávamos com ele no través com 16-18 nós (máxima chegou a 22,4 nós) e com mar de quase um metro bem picado na aleta de boreste. Foi a maior velejada até agora, desde que saímos de Floripa, chegando a picos de 8,4 nós de velocidade. Ao nos aproximarmos do destino o vento amainou para 12-14 nós e passou para uns 150 a BE.

A Praia da Estopa em dia chuvoso (27/06/11)

Ancoramos na pequena baía da Praia da Estopa por volta de uma hora da tarde, com uma chuvinha fina, com 4m de profundidade. A praia abriga uma pequena comunidade de pescadores e uma meia dúzia de casas de veraneio. Tem luz elétrica e um sinal de celular titubeante, edm especial o da TIM, minha operadora. No final da tarde o pessoal conseguiu autorização para utilizar a varanda da maior casa de veraneio (a de janelas amarelas) onde boa parte dos participantes se reuniram para uma happy-hour com música ao vivo a cargo de Suzy, Vitor, Zé Toriba e Eduardo.

O happy-hour em terra

Hoje amhanheceu outro dia, limpo, lindo e ensolarado (compare as fotos) e vamos zarpar logo mais com destino a Praia de Quitiguara, na Ilha de Itacuruçá. Mas a noite foi um pouco balançada, principalmente por umas quatro vezes quando passou alguma embarcação veloz fora e provocando muitas marolas.

A Praia da Estopa em dia ensolarado (28/06/11)

Veja aqui a localização da Praia da Estopa.
Mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costaverde2011.

Nenhum comentário: