Largamos no II Cruzeiro Costa Verde (CCV), promovido pela ABVC, às 11:00h do domingo (26/06), da Marina Bracuhy, na região de Angra dos Reis, num total de 25 veleiros. O CCV é um mini cruzeiro de 7 dias que passa por alguns pontos da costa leste da Ilha Grande e explora a Baía de Sepetiba. Neste ano as paradas serão no Saco do Céu, Abraão e Sitio Forte, na Ilha Grande, e nas Ilhas de Jaguanum (Praia da Estopa), Itacuruçá (Praia de Quitiguara) e Martins, na Baía de Sepetiba.
CCV2011 largando no canal da Marina Bracuhy
Na tripulação estamos Eu e o Beto Larsen, do veleiro Parangolé, que acabou substituindo o Nei Bittencourt que preferiu ficar "lambendo" o novo brinquedo.
Os veleiros do CCV2011 com Bracuhy ao fundo
A primeira perna foi do Bracuhy até o Saco do Céu, na Ilha Grande, distante 18 mn. Muitos dizem que na Baía da Ilha Grande não venta, mas foi o maior trecho velejado até aqui pelo Tinguá. Ventos na casa dos 11-13 nós, desde a Baía da Ribeira (numa orça apertada) até próximo a Enseada das Estrelas (num través, depois orça folgada). Chegamos no protegido Saco do Céu, sem vento, por volta das 14:00h ficando numa ads poitas do Restaurante Coqueiro Verde. O dia que era lindissimo fechou para o final da tarde e entrou um vento pré-frontal a frente fria com rajadões que batiam nos 30 nós. Alguns veleiros foram obrigados a re-ancorarem, procurando a região junto a costa sul do saco. Este vento que desce os morros em rajadas, mesmo em lugares muito protegidos, já havia pego duas vezes no Sitio Forte, nunca no Saco do Céu. A noite toda tivemos pancadas de chuva e períodos com os nossos wililwaws (o vento catabático da Antartida) soprando.
O Saco do Céu com vento
No inicio da noite a maioria dos participantes se reuniu para jantar no Coqueiro Verde.
Veja aqui a localização do Saco do Céu.
Nenhum comentário:
Postar um comentário