quarta-feira, 13 de junho de 2012

Cruzeiro Costa Verde 2012 - Parte 1

Domingo (10/06) amanheceu bonito com sol após quatro dias de muita chuva. Aproveitei para colocar as coisas para secar e desde de cedo iniciei os preparativos para a largada no Cruzeiro Costa Verde 2012, organizado pela ABVC. O Giovani Dal Grande levou o Kyriri-ete para seu novo porto no Canal do Bracuhy, onde o peguei para largarmos, às 10:30h. São 17 veleiros que cumprirão um roteiro de uma semana pela Ilha Grande e Baía de Sepetiba.

Alargada na Marina Porto Bracuhy

A primeira perna que deveria ser para a Praia de Palmas, na Ilha Grande, devido a ressaca que provoca swell naquela enseada foi alterada para o Saco do Céu. Onde chegamos por volta das duas da tarde, após um forte contra vento e mar mexido. Pernoite tranquilo sem nenhum balanço.

A flotilha no Saco do Céu

Segunda às 10:00h a flotilha partiu para a Praia da Estopa, situada ao norte da Ilha de Jaguanum, já na Baía de Sepetiba. No inicio com mar de ondas baixas mas mexidas pela proa e vento rondando no quadrante norte, isto é na nossa proa, permitiu abrir a genoa por pouco tempo. Por volta de meio dia, já dentro da Baía de Sepetiba, o vento rondou para SW (popa) e cresceu  muito rápido. Começamos a rizar nossa vela grande, mas o sudoeste só crescia, então baixamos toda a vela e abrimos só um pedaço da genoa. O mar cresceu bastante em ondas muito curtas. O vento aliviou um pouco e veio a chuva. Chegando no destino mudou para NW com força 5 (Escala de Beaufort). A ancoragem estava um pouco complicada com os vários veleiros na baía pequena, o vento e as ondulações. Tivemos um pequeno "enrosco" com o veleiro Cubéria, mas ao final nós e todos outros conseguimos ancorar com segurança. Âncora segura olhei no anemômetro a velocidade máxima do vento registrada: 38,2 nós. Giovani preparou uma maminha no forno, um tinto chileno e uma sesta, tudo de acordo com o dia que continuava chuvoso, mas com o vento bem mais calmo. A noite foi sem vento e com águas tranquilas.

Sudoeste chegou a 38,2 nós

 
Dia seguinte amanheceu bonito na Praia da Estopa

A terça feira (12/06) amanheceu maravilhosa. Colocamos o bote na água e fomos passear na pequena praia. Às 10:30h partimos rumo a vila de Itacuruçá, onde fizemos uma parada técnica. Alguns abasteceram de diesel e água e a organização comprou os ingredientes para um churrasco coletivo. Ancoramos o Tinguá na baía em frente a ilha, do outro lado do canal, e fui de bote até a vila, levar o lixo e comprar umas guloseimas para a festa junina, programada na continuação do churrasco. Seguimos pelo canal para a nossa nova ancoragem na Praia de Quitiquara, do outro lado da Ilha de Itacuruçá.

Ancorados na Paraia de Quatiquara
Com o apoio do quiosque da Marilza, iniciamos o churrasco por volta de três da tarde. Aliás, com a Marilza descobri que o nome correto do lugar é Quatiquara e não Quitiquara como vem sendo usado no cruzeiro. Nós, os  catarinas, é que ficamos encarregados da churrasqueira. Na continuação degustamos as guloseimas levadas pelas tripulações. Momentos que mastercard nenhum consegue pagar: lugar paradisíaco, dia e noite agradáveis, churrasco, cerveja, rapadura, paçoca, canjica, quentão,fogueira na praia, confraternização entre velejadores amigos.

Confraternização na praia
Mais imagens aqui.

Nenhum comentário: