domingo, 3 de junho de 2012

Cruzeiro Floripa-Angra - Chegamos em Paraty

Depois de um dia chuvoso de descanso em Ilhabela com direito a almoço no Cheiro Verde, sorvete no Rocha, café no Ponto das Letras e pizza no Pier, saímos de Ilhabela às 08:50h de sexta-feira (01/06) com destino a Ilha Anchieta, distante 23 mn.


Esperávamos um mar mais mexido ao sair do Canal de São Sebastião. Tinha até feito a rota passando por trás da Ilha do Mar Virado, mas seguimos direto para a Anchieta. Na região da Enseada do Mar Virado, notadamente na passagem pela ilha do mesmo nome o mar estava mais mexido mesmo, fazendo juz ao nome. Chegamos na enseada da Anchieta poucos minutos antes das 13:00h. Almoçamos com um bom Cabernet e cama, que o dia estava propício.

 A lha Anchieta, litoral norte de São Paulo
 
Tínhamos a opção de prosseguir ainda naquela parte para pernoitar na Ilha de Prumirim, a 11 mn dali, mas com a sesta e a calma reinante ficamos para pernoitar. O dia manteve-se nublado com chuvas fracas esparsas. Só que à noite caiu água. Choveu muito principalmente no inicio da madrugada quando entrou vento SSW lá fora, o que provocou uma marola enjoada na baía.

O valente Nina II chegando na Anchieta


O combinado era zarparmos as oito horas para a Ilha da Cotia, distante cerca de 41 mn. Depois daquele dilúvio o dia amanheceu limpo e ensolarado e as 07:30h o pessoal começou a suspender as ancoras. Moura e Eu no Tinguá saímos "atrasados", exatamente às 08:03h.


Saindo da Ilha Anchieta por volta das 07:30h

Pegamos um mar mexido com algumas ondas que passavam de 2m e pouco vento, sempre contra, que variou muito: ora 20 graus por BB, ora 15 por BE, ora bem a 0... Na passagem pelas Pontas Negra e da Juatinga o mar estava até um pouco menos mexido...ou será que éramos nós que já estávamos acostumados e esperávamos mais? No caminho a maioria da flotilha, aguçada pelo Júnior (Gosto D`Água), optou por seguir direto para Paraty. Passada a Juatinga o "liquidificador" desligou e a travessia tornou-se um gostoso passeio com a tarde bonita, mar liso e vento indo e vindo até 6 nós, a maior parte do tempo pela alheta de bombordo. Pegamos a poita na Marina Refúgio das Caravelas às 16:45h.


Dobrando a Ponta da Juatinga

Quando tentava falar com o Nina II pelo rádio fui chamado pelo amigo Jean Castro, Cmte. do veleiro Energia, que estava junto com o Maurício Napoleão, nosso presidente da ABVC, na Marina Farol de Paraty. Combinamos de jantar juntos e eles que estavam de carro levaram todos nós ao Centro Histórico da cidade, onde jantamos no Restaurante do Hiltinho. Aliás Paraty esta muito movimentada por conta do Festival de Jazz que ocorre nestes dias.



Meu companheiro de travessia Antônio Moura, ao que parece com muita saudades da companheira Eliandra, voltou ontem após o jantar para Floripa. Obrigado pela força, amigo.

 O inicio do dia agora há pouco em Paraty

Daqui seguimos para o Bracuhy ainda hoje ou amanhã cedo.

Mais imagens aqui.

Nenhum comentário: