terça-feira, 31 de julho de 2012

Férias de Inverno na Ilha Grande

No ano passado nas férias escolares de inverno optamos por velejar na região de Paraty que conhecíamos pouco. Neste ano, na terceira temporada do Tinguá na região da Baía da Ilha Grande, escolhemos a Ilha Grande com a perspectiva de conhecermos o lado de fora da ilha. Não deu para conhecer lugares como Parnaióca e Dois Rios pois o mar esteve com ondas de S durante todo o tempo, do dia 18 ao 27 de julho. Não eram altas na maioria dos dias, mas o Guilherme Moraes (do Vivere Aude) e Eu achamos melhor não arriscar, já que as "comandantas" não gostam muito de balanço e adernadas.

 Ancoragem da Praia da Tapera ao amanhecer

Em compensação a partir do dia 20 os dias foram maravilhosos com temperaturas próximas dos 30ºC, ensolarados, com poucas nuvens e água limpa, a excessão do dia 25 quando ventou forte no Abraão e a tarde chegou a chover um pouco.

 Os meninos pescando na Praia da Tapera

Ficamos entre a Praia da Tapera no Sitio Forte, Saco do Céu e Abraão. Aliás, na Tapera aconteceu no sábado (21/07) o Festival Sitio Forte organizado por Jorge "Paragon", com churrasco vegetariano, de carne e fondue de chocolate com banana e marshmallow. Estavam lá nesta primeira edição os veleiros MaraCatu (com Hélio e Mara), Desgarrado (com Guilherme Estrela e Josefina), Vivere Aude (Guilherme, Solange, Erik e Isadora), Martina (Mauro e Márcia) mais o Bubi (Viviane, Rúbia e Sérginho de Itacaré) e Livre (Rosana e Rogério D'Ávila), do Veleiros do Ilha, que vieram especialmente de Paraty.

 Tapera vista da trilha para Ubatubinha 

Aproveitamos também em terra explorando as trilhas próximas a Tapera e na terça feira (24/07) indo conhecer a bela Cachoeira da Feiticeira, fazendo 01:45h de trilha desde o Saco do Céu pela trilha Saco do Céu - Abraão. No caminho conhecemos as praias de Perequê e Camiranga, na Enseada das Estrelas.

A Cachoeira da Feiticeira
Clique AQUI para clip

A quarta (25/07) foi o dia "complicado". Havíamos pousado no Abraãozinho e logo de manhã com dia ainda bonito o vento NW acelerava nos morros chegando em torno dos 20 nós, mais do que nas previsões, e foi se mantendo durante toda a manhã, contrariando as previsões. Por volta das onze horas nossa ancora estranhamente garrou. Resolvi então mudar a ancoragem para a pequena enseada de Abraão Pequeno, bem mais abrigada, só que foi bem no "pico" da porranca com a intensidade do vento chegando aos 30 nós. Finalmente tranquilos numa poita no Abraão Pequeno eis que acaba o gás, menos mal que a "comandanta" havia terminado o almoço. Depois de almoçar fui trocar o botijão para fazer o café. E nada. O botijão de reserva recarregado antes de sair de Floripa estava vazio. Ficou a dúvida se foi mesmo recarregado ou se vazou o conteúdo. O lado positivo foi que em razão da ventania não fizemos o churrasco programado que assim ficou para o dia seguinte, resolvendo o problema de fazer o almoço sem gás.

A caminho da Lagoa Azul

Para o café da manhã e outras necessidades de uso do fogão resolvemos com um "fogareiro" improvisado com uma latinha de cerveja e álcool gel. Portanto, não deixe de ter cerveja em lata à bordo...


Latinha de cerveja é fundamental à bordo

Preocupado em substituir o botijão de gás, que no Tinguá só pode ser os de 2 kg, fiz vários contatos entre eles com o Assis Ribeiro, do catamaran Craca-a-toa, baseado no Bracuhy. No dia seguinte o Assis me enviou email informando que meus problemas haviam acabado pois já tinha comprado um botijão carregado para mim. Puxa, este é o espírito dos velejadores cruzeiristas. Mais uma vez muito obrigado Assis.

Mas, na quinta (26/07) tudo voltou ao normal: dia espetacularmente lindo rumamos para a Lagoa Azul. mais linda que nunca, com água muito limpa ela foi praticamente só para nós neste dia. Depois de fazer snorkel com meu filho Gabriel assei o prometido churrasco, que modéstia parte ficou muito bom.

 Churrasco na Lagoa Azul

Gostaria de elogiar os empresários dos restaurantes Recanto dos Maias, na Praia da Tapera, e Coqueiro Verde, no Saco do Céu, que disponibilizam poitas e água aos navegantes, sem se preocupar se os usuários vão consumir em seus estabelecimentos, o que acaba acontecendo.

Saindo da última ancoragem, na Ilha de Paquetá

Dormimos a última noite na Ilha de Paquetá e cedo na sexta (27/07) rumamos para a Marina Bracuhy. Manhã de muito trabalho para deixar o Tinguá em novo período de hibernação. depois do almoço seguimos para passar o final de semana no Rio de Janeiro, para os meninos conhecerem.

 Mais imagens aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Ola meu amigo...espero encontra-los novamente por estas ancoragens.Guilherme (veleiro Vivere Aude)