quarta-feira, 22 de abril de 2009

Obrigado São Chico

Este título diz do nosso agradecimento pela receptividade e carinho que o CCS2009 recebeu em São Francisco do Sul. Chegamos um dia antes fugindo da frente fria. Mas no dia 21/04 desfilamos em frente ao terminal náutico de passageiros com a presença de todas as autoridades, incluindo o prefeito e o consul da França em Joinville.

Desfile dos veleiros do CCS em frente a cidade e pier com autoridades.

Acontece que São Chico foi descoberta pela expedição do navegador francês Ginot Palmier de Gonneville
, vinda do porto de Honfleur na Normandia, a bordo da nau L'Espoir, em 18 de Abril de 1504. E a Festilha que mencionei no post anterior é uma festa comemorativa ao aniversário da cidade e de resgate da tradição açoriana, que foi quem realmente colonizou a cidade. É uma cidade pequena, pacata, com um bonito centro histórico voltado para o mar, legal para aposentados amantes do mar morarem. Além disto, possui o fantástico Museu Nacional do Mar de Embarcações Brasileiras, que não canso de visitar.

Sala das Canoas no Museu Nacional do Mar.

Cor do textoPois bem, após a "procissão" fomos recepcionados com um almoço francês, especialmente para os participantes do II Cruzeiro Costa Sul, no Clube 24 de Janeiro, preparado pelos alunos do Curso de Gastronomia da Univale em Joinville. Coisa fina. Bem, no jantar, fomos comer pirão com linguiça, na Barraca Vagabunda da Festilha , prato já famoso entre os cruzeiristas do CCS2009.

Este foi o cardápio do almoço.

Em todos os lugares onde temos sido tão bem recebidos, o Comodoro José A. Zanella entrega uma placa de agradecimento da ABVC e dos participantes do CCS. Em SFS ela foi entregue durante o almoço ao Prefeito Municipal.

Comodoro Zanella entrega placa de agradecimento ao Prefeito.

Com a chegada da frente fria o tempo ficou nublado e chuvoso e a temperatura caiu. Desde à noite chove direto. Daqui a pouco às 09:00h a flotilha parte para Joinville, de onde devemos voltar amanhã para o Capri Iate Clube, aqui na Ilha de São Francisco.

Tinguá chegando a Ilhabela, em foto do Ivan, do Taai Fung II.

(Veja mais fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costasul2009).

Nenhum comentário: