segunda-feira, 13 de abril de 2009

Da Cotia a Ilhabela

Chegamos na Ilha da Cotia por volta das 14:00h de sábado (11/04) e nos juntamos ao pessoal da ABVC com veleiros baseados em Paraty e região para mais um churrasco. A passagem pela Cotia, não prevista no roteiro do CCS2009, foi interessante para mim que não conhecia a região, a qual pretendo explorar no próximo verão com o Tinguá e a família.

Eram cerca de 50 veleiros na Ilha da Cotia.

Zarpamos as três da manhã e ainda pegamos um resto da ressaca na região da Juatinga, com ondas de cerca de 3m, mas bem espaçadas. Passada a Ponta Negra o mar foi baixando e a corrente contra de mais de 2 nós desapareceu, permitindo melhorarmos a singradura. Vento mesmo só nas proximidades da Ilhabela, onde chegamos as 15:30h. Foram 12,5 horas para fazer as 62 mn.

O mais sensacional deste trecho, que foi com dia nublado, foi a visita de dezenas de golfinhos que o Tinguá recebeu. Eram sete da manhã, no través da Ponta Negra, e eles passaram mais de 20 minutos "brincando" com o Tinguá. Já encontrei golfinhos várias vezes, mas nunca eles permaneceram tanto tempo e fizeram tantas evoluções ao redor e na proa do barco. Foi o nosso presente de Páscoa, pois ao acordar não encontrei nenhum ovinho na minha cama... Vale ver o clip no YouTube ( http://www.youtube.com/watch?v=srP0gWfrINU).


Golfinhos na proa do Tinguá.

Aqui em Ilhabela estamos divididos entre o Yacht Clube de Ilhabela e o Pindá Iate Clube. O Tinguá está numa poita do Pindá, no Saco da Capela, onde recebemos as boas vindas do Comodoro Toninho ainda embarcados. E para não sair do padrão daqui a pouco está rolando um churrasquinho no Pindá. Ainda não rolou a reunião de comandantes, mas devemos sair amanhã para Santos, que aliás voltou a fazer parte do CCS.

(Veja amis fotos em www.picasaweb.google.com/lflbeltrao/costasul2009).


Nenhum comentário: