terça-feira, 6 de outubro de 2015

Sonhos Desfeitos?

A grave crise econômica e de governabilidade porque passa o Brasil, resultado de governos populistas, incompetentes e corruptos, também atinge o sonho de muitos cruzeiristas brasileiros. Muitos de nós (Eu inclusive) se planejaram e se prepararam por muito tempo, muitas vezes uma vida toda, para poder, em geral na aposentadoria, realizar o grande sonho de sair por este mundo (mesmo que perto) velejando, curtindo uma vida junto a natureza, conhecendo e relacionando-se com outras pessoas, povos, lugares. 

A inflação e a recessão, com novos impostos e achatamento de rendimentos como os de aposentadorias e de aluguéis, em geral os dois principais pilares econômicos da maioria dos cruzeiristas. Mais a enorme e rápida desvalorização do Real diante do Dólar Americano e do Euro, as duas moedas para quem sai do Brasil, mas que também balizam muitos preços internos. Tudo isto somado tem dificultado a realização do sonho.



Não é diferente para aqueles que já estão "dentro do seu sonho". Como tudo lá fora gira em torno do Dólar ou do Euro ficou muito apertado para quem não tem renda nestas moedas. Os cruzeiristas nacionais que reforçavam o caixa com a realização de passeios e charters também foram duramente atingidos. Como seu público é basicamente de brasileiros eles desapareceram. Os potenciais clientes que ainda podem arcar com os custos estão receosos com a instabilidade econômica e política e estão preferindo aguardar.

Sonhos desfeitos? De jeito nenhum minha gente. Vamos encarar apenas como mais um obstáculo no caminho. Quando o tempo esta ruim devemos aguardar no porto e ter fé que a tempestade vai passar. E depois dela, dizem, vem a bonanza. Será?

Nenhum comentário: