sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Travessia Annapolis-Florida - Charleston

Em Charleston fizemos uma parada maior e ficamos dois dias para dar tempo de conhecer a cidade. Chegamos com o Por do Sol de sexta feira (23/10) e saímos com o amanhecer da segunda feira. Primeiro cuidamos de lavar roupa, abastecer de água, uma mangueirada no barco, estas coisas que se faz quando se chega em um porto depois de alguns dias navegando.

Charleston ao Por do Sol

No sábado à tarde fomos visitar o Patriot’s Point, bem ao lado da marina onde estávamos. Trata-se de um museu militar, em um parque junto ao Cooper River onde estão inúmeros equipamentos militares utilizados na II Grande Guerra ou mais recente pela marinha americana. O destaque são os vasos de guerra: o porta aviões USS Yorktown de 1944 e o submarino USS  Clamagore construído em 1945, além de um destroyer. Dentro do porta aviões há um verdadeiro museu de aviões de combate, anfiteatro com apresentações, simulador de voo, etc. É um analtecimento ao patriotismo, tão cultuado pelos americanos, mas muito interessante.

O Yorktown

Hangar do Yorktown 

Sala de máquinas do Yorktown

Submarino Clamagore 

Interior do submarino

No domingo fomos conhecer o centro histórico de Charleston. A cidade situa-se na ponta de uma península formada pelos rios Ashley e Cooper, a poucas milhas do Atlântico. Foi fundada em 1670 e seu nome é uma homenagem ao rei Charles II, da Ingleterra. Logo se tornou uma rica colônia baseada nas plantations de fumo, arroz e anileiras. Ainda uma cidade importante com um movimentado porto comercial e porto de cruzeiro. Quem vem de Mount Pleasance onde estávamos chega na cidade pela imponente Ravenal Bridge.

Ravenal Bridge entre Charleston e Mt. Pleasant

A arquitetura preservada do bairro histórico com construções de vários estilos, sem prédios, com ruas arborizadas e tranquilas, algumas transversais conservando a pavimentação de pedras irregulares tornam a cidade charmosa e agradável. Pelo nível dos carros nas casas nota-se que a região é valorizada. Igrejas de variadas religiões, inclusive uma Igreja Huguenote em estilo gótico francês. Outra atração é o City Market, estreito e longo, o ponto de encontro dos turistas.




Exemplos da arquitetura da Charleston antiga

Na entrada do porto numa ilhota fica o Forte Sumter, conhecido por ter sido o local da primeira batalha da Guerra Civil Americana, em abril de 1861. 

O Forte Sumter

Nenhum comentário: