No dia 22/10 bem cedo (07:55h) deixamos a ancoragem no Dutchman Creek em Southport para cumprirmos as 142 mn
até Charleston na Carolina do Sul (SC), nosso quarto estado nesta travessia e nossa quarta etapa. Como toda esta costa é cheia de rios,
meandros, lagoas (sounds) e muitas barras (inlets) com o mar a corrente
continuou sendo um problema (quando contra naturalmente).
Passamos por um trecho da
IntraCoastal Waterway (ICW) conhecido por Rock Ledges pois o solo é formado por
rochas. Neste trecho o canal é mais estreito pela dificuldade de construção ou
aprofundamento e a atenção precisa ser redobrada pois uma encalhada resultará
em arranhões no casco, no mínimo. Ao entrarmos na Carolina do Sul navegamos por algumas
horas pelo Waccamaw River, largo,
profundo e com muitas árvores e uma extensa área de preservação (wildlife refuge). Dias
ainda muito limpos e ensolarados com a temperatura chegando aos
27 C e vento fraco. O pernoite foi num os afluentes do Waccamaw, o Thoroughfare Creek, onde adentramos cerca de 2 mn para fugir da forte correnteza. Ancoramos às 18:45h com o Sol se pondo, quanto mais ao Sul mais tarde ele se põe. Percorremos 69 mn.
Dia seguinte (23/10) suspendemos
âncora antes do Sol nascer, assim que deu para enxergar o caminho. Tínhamos uma
ponte de abrir (drawbridge) a 6 mn da chegada em Charleston e ela não abre
entre 16-18 h. Percorremos ainda algumas milhas no Waccamaw, pena que com
corrente contra, até Georgetown. A paisagem mudou. Entramos na região chamada
Lowcountry. Continua muita água, com terras baixas e inundáveis. Aqui tem muito
um capim que eles chamam Sweetgrass e com o qual se fazem cestos muito bonitos.
A variação das marés é maior (pegamos
até 2,5 m). Há alguns trechos de baixios (shoalings) e barcos com maior calado
podem depender da maré enchente para passar. Nestes trechos tivemos 1,6 até 2 metros de profundidade máxima,
dependendo do nível da maré. Para nós não é problema, calamos 1,20 m, desde que
acertemos a parte mais profunda do canal.
Amanhecer navegando no Waccamaw River
A Lowcountry ,região das terras baixas
Cestos feitos com o Sweetgrass da Lowcountry
Observando a "estrada"
Mais um dia quente com sol e nuvens.
Chegamos quase uma hora antes na Ben Sawyer Bridge por um erro meu que estava navegando pelo ponto de chegada ao invés do da ponte. Então ancoramos para esperar a abertura às 18h. Às 18:45h nos amarramos na
Charleston Harbor Resort and Marina. A marina fica em Mount Pleasant, na outra
margem do Cooper River, um dos dois rios que formam a península onde fica
Charleston. Mais uma etapa cumprida.
Chegando em Charleston
A Charleston Harbor Marina tem
uma estrutura fantástica mas nos decepcionou e revelou-se inadequada para
cruzeiristas. O wifi é simplesmente terrível, digno de um palavrão, os
banheiros tanto os da marina como os da piscina do resort anexo estavam
interditados e a área da lavanderia é ridícula, com apenas duas máquinas de
lavar e duas de secar. Tudo que o cruzeirista quer quando chega numa marina é
ruim. Não recomendo.
Vista da Charleston Harbor Marina
Onde esta o TinguaCat?
Um comentário:
Muito bacana o relato. Obrigado pela dica. Paulo, do veleiro Petit Prince (o:
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