O United States Sailboat Show acontece todo ano nos dias próximos ao feriado de Columbus Day (12/10), neste ano de 8 a 12 de Outubro, na cidade de Annapolis, estado de Maryland (31 milhas a leste de Whashington). Annapolis é a Capital da Vela nos Estados Unidos e o salão acontece bem no centro na City Dock, praticamente na água. Além de aproveitar as vagas e piers da City Dock é montado um pier flutuante sobre o canal que leva até o marco zero da cidade. Não há um grande pavilhão fixo. São montadas tendas de vários tamanhos. Se as instalações são deficientes, principalmente se chover, o charme de andar pelos piers e passarelas sob a água e o conteúdo são de primeira.
Visão panorâmica
Vista com os veleiros no pier flutuante no meio do canal
Movimento dentro de uma das tendas dos pequenos expositores
O salão é dividido por setores: veleiros monocascos, multicascos, monotipos, empresas de charters (com grandes catamarans ou só stand), velerias, escolas de vela, tendas de fornecedores maiores, quatro tendas grandes com centenas de pequenos expositores, etc.
Fornecedor de rigging
A maioria dos grandes fabricantes e fornecedores do mundo da vela se fazem presentes, além de centenas de pequenas empresas oferecendo de tudo em matéria de iatismo a vela, até o que você não imaginava existir. Lá estavam estaleiros como Beneteau, Jeanneau, Bavária e Dufour com suas linhas completas e lançamentos, do menor ao maior veleiro. Os estaleiros americanos Catalina, Hunter, Hylas, Island Packard, Seaward, J Boats, etc. E muitos outros do mundo todo como Amel, X-Yachts, Grand Soleil, Allure, Salonas, Dreher, Halberg-Rassy, Hanse. Além de projetos especiais. Todos disponiveis para visitação.
Lançamento Jeanneau 64
Posto de comando do Amel 55
Salão do Beneteau Sense 50
Dufour Grand Large 382
Projeto especial
Na área dos multicascos Fontaine Pajot, Lagoon, GunBoat, Outremer, Leopard, pequenos como Dragonfly, Maverick, St. Francis, Antares. Novos como Bali, Balance, Reed, HH. Uma das novidades era o primeiro catamaran da Bavária, o Open 40 (fabricado pela francesa Nautitech que foi adquirida pelos alemães) que segue a tendência atual de cockpits maiores e integrados com o salão, os dois no mesmo nível.
Bavária Open 40 com integração total salão cockpit
Os trimarans da Dragonfly que recolhem as laterais para docagem
Catamaran de alta performance GunBoat 55
Muitas opções de veleiros pequenos, day sailer e monotipos, caiaques, stand-up boarders. Outra novidade interessante o veleiro J88 com motor elétrico alimentado por placas solares de alto rendimento e hidro regeneração.
O J88
O Whisper um pequeno catamaran com foils
Ali em me senti no nosso mundo de velejadores e senti que valeu a pena vir até aqui a latitude 38 N.
Nenhum comentário:
Postar um comentário