terça-feira, 20 de outubro de 2015

Travessia Annapolis-Florida - Etapa 1 (Chesapeake Bay)

No último dia 15 de Outubro, na companhia do Cmdte. Jorge Luiz Silveira, iniciei a Travessia de Annapolis até a Florida com o Lagoon380S2 TinguaCat. Serão de 850 a 1.000 milhas náuticas (mn), dependendo da cidade em que aportarmos e de quantas pernas fizermos pela IntraCoastal Waterway (ICW) ou pelo Oceano Atlântico. Planejamos uma média 60 mn diárias quando navegarmos só de dia, caso da ICW e de 120 mn por 24 h quando navegarmos pelo oceano. Deveremos ainda de tempos em tempos pararmos por um dia, de preferência em local interessante, para conhecer e abastecer o barco.

A primeira perna foi na Chesapeake Bay numa distância de 136 mn, da Liberty Marina situada no South River nas proximidades de Annapolis até Portsmouth, já no estado da Virginia, onde inicia a ICW.

Saímos com o clarear do dia às 07:25 da manhã.  Logo na saída o motor de bombordo disparou o alarme de temperatura, mesmo saindo água normalmente pelo escape. Continuamos com um motor só. Aliás, normalmente utilizamos um motor, só usamos os dois quando temos manobras ou precisamos de um desempenho maior. Consultei o manual para saber das possíveis causas e constatei que era nível baixo do liquido de refrigeração. Completei o nível e o motor voltou a funcionar normalmente.


Iniciando a jornada

Foram 6 mn pelo South River até entrarmos na baía.  Dia frio (iniciou em 13 C) e ensolarado com vento SW de até 10 nós. Lá pelas 12h mudou para SSE fraco, na cara pois nosso rumo é Sul. Pelas 15h rondou para SW e cesceu para 11 nós e depois para 15 a 17. Depois das 16:30 h acabou.


Trafego comercial e de lazer

Entramos no Little Wicomico River  para pernoite, um desvio de 3-4 mn. Entra-se por um canal estreito e lá dentro num pequeno lagoon ancoramos com 2 m de profundidade. Valeu a pena pois o lugar é calmo, protegido e bonito. Percorremos 69 mn neste dia.

Entrando no Little Wicomico River, para pernoitar

Dia seguinte (16/10) levantamos ancora no que deu para ver alguma coisa, às 06:50, e saindo para a Chesapeake Bay fomos surpreendidos por ventos de Oeste de 15 a 18 nós e a baía muito mexida. Uma navegada desagradável, pois o dia nublou, se manteve frio e ainda tínhamos de tempo em tempo uma chuva fraca. À tarde o vento foi baixando gradativamente e o mar melhorando. De sorte que entramos no canal dos portos de Norfolk e Portsmouth, com vento de 6-7 nós e mar liso. São dois grandes portos, sendo que em Norfolk tem uma enorme base da marinha americana. Ancoramos às 18:10 h no local conhecido por Hospital Point Anchorage, justamente o marco zero da IntraCoastal, com 1,9 m.

Fort Norfolk 

Base da US Navy em Norfolk 

 Porto de Portsmouth

A Hospital Point Anchorage

Ancorados de frente para o downtown de Portsmouth



Nenhum comentário: