quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Travessia Annapolis-Florida - Etapa 3 Beaufort (NC) - Southport (NC)

Na terça feira (20/10) acordamos mais tarde (8h) demos uma mangueirada no barco, completamos o tanque de água e os de diesel.  A roupa já havíamos lavado no inicio da noite. Depois fomos até o centro de Beaufort para conhecer e comprar alguns itens no mercado. Caminhada de 2 milhas muito boa depois de 5 dias a bordo. A cidade é pequena e charmosa. Fica na margem esquerda do largo Newport River e em frente ao Taylor Creek que corre  paralelo ao mar. Na margem direita fica Morehead City, uma cidade maior inclusive com porto. Existe uma boa barra para a Atlântico em frente as cidades. Beaufort é bastante voltada a náutica e seu downtown se dá em torno das docas da marina da cidade as margens do Taylor Creek. Na volta, na última milha, com as compras do mercado uma bondosa senhora nos ofereceu uma carona até a marina.


Duas imagens do centro de Beaufort (NC)

Exatamente às 12:00h soltamos as amarras na marina e com 2 nós de corrente contra descemos o rio, passamos uma ponte fixa e dobramos a direita pegando nosso rumo principal Sul.  Navegamos o lindo dia com vento fraco por uma região paralela a costa com muita água. A temperatura subiu, levantamos com 11 C e tivemos 20 C. Uma ponte para abrir. Na metade final da tarde navegamos algumas horas pelo LeJeunne Camp, uma área de treinamento militar da US Navy. Ouvimos muitos tiros de canhão, helicópteros, veículos militares por trás da vegetação que esconde da IntraCoastal. Em algumas ocasiões, dependendo das operações a ICW pode ser fechada por algum período. Ancoramos às 18:40h após percorrermos 48 mn na Mile Hammock Bay, uma pequena baía com ótima ancoragem  que fica dentro do LeJeunne.

 Dia lindo sem vento

O campo de treinamento de LeJeunne fica dos dois lados da ICW

Sunset na ancoragem em Mile Hammock Bay

Zarpamos as 07:10h. Mais um dia lindíssimo mas com pouco vento de Oeste. Tivemos 3 pontes para abrir neste trecho, sendo que a primeira e a terceira abriam somente na hora cheia e a do meio de meia em meia hora. Foi um verdadeiro rallye náutico com diversos outros veleiros para chegar na hora certa em cada ponte, sem perder a hora e nem perder muito tempo de espera. Chegou a reunir 8 veleiros. Sempre com muita influência da corrente. Como tem muitas pequenas barras para o mar de tempos em tempos ela invertia. Para nós sempre pareceu que era muito mais tempo contra do que a favor. Passamos 2 mn de Soutport, a cidade que fica na frente do famoso Cape Fear,  e entramos cerca de 1 mn no Dutchman Creek onde ancoramos com 2,2 m às 17:20h em águas tranquilas.

Uma swing bridge no caminho 

Fila de veleiros 

A ancoragem no Dutchman Creek

Aqui o plano era fazer uma perna pelo mar. Saindo pelo Cape Fear indo até Charleston, na Carolina do Sul, numa travessia de 138 mn. Como a previsão era de vento favorável mas fraco, variando de 9 a 4 nós, e ondas de 1 m pela bochecha e alguma corrente contra, optamos por seguir pela ICW. Motorar por motorar é bem melhor por dentro, conhecendo os lugares e são só 4 mn a mais.

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