Na terça feira (20/10) acordamos
mais tarde (8h) demos uma mangueirada no barco, completamos o tanque de água e
os de diesel. A roupa já havíamos lavado
no inicio da noite. Depois fomos até o centro de Beaufort para conhecer e
comprar alguns itens no mercado. Caminhada de 2 milhas muito boa depois de 5
dias a bordo. A cidade é pequena e charmosa. Fica na margem esquerda do largo
Newport River e em frente ao Taylor Creek que corre paralelo ao mar. Na margem direita fica
Morehead City, uma cidade maior inclusive com porto. Existe uma boa barra para
a Atlântico em frente as cidades. Beaufort é bastante voltada a náutica e seu
downtown se dá em torno das docas da marina da cidade as margens do Taylor
Creek. Na volta, na última milha, com as compras do mercado uma bondosa senhora
nos ofereceu uma carona até a marina.
Exatamente às 12:00h soltamos as
amarras na marina e com 2 nós de corrente contra descemos o rio, passamos uma
ponte fixa e dobramos a direita pegando nosso rumo principal Sul. Navegamos o lindo dia com vento fraco por uma
região paralela a costa com muita água. A temperatura subiu, levantamos com 11 C
e tivemos 20 C. Uma ponte para abrir. Na metade final da tarde navegamos algumas
horas pelo LeJeunne Camp, uma área de treinamento militar da US Navy. Ouvimos
muitos tiros de canhão, helicópteros, veículos militares por trás da vegetação
que esconde da IntraCoastal. Em algumas ocasiões, dependendo das operações a
ICW pode ser fechada por algum período. Ancoramos às 18:40h após percorrermos 48
mn na Mile Hammock Bay, uma pequena baía com ótima ancoragem que fica dentro do LeJeunne.
Dia lindo sem vento
O campo de treinamento de LeJeunne fica dos dois lados da ICW
Sunset na ancoragem em Mile Hammock Bay
Zarpamos as 07:10h. Mais um dia
lindíssimo mas com pouco vento de Oeste. Tivemos 3 pontes para abrir neste
trecho, sendo que a primeira e a terceira abriam somente na hora cheia e a do
meio de meia em meia hora. Foi um verdadeiro rallye náutico com diversos outros
veleiros para chegar na hora certa em cada ponte, sem perder a hora e nem
perder muito tempo de espera. Chegou a reunir 8 veleiros. Sempre com muita
influência da corrente. Como tem muitas pequenas barras para o mar de tempos em
tempos ela invertia. Para nós sempre pareceu que era muito mais tempo contra do
que a favor. Passamos 2 mn de Soutport, a cidade que fica na frente do famoso
Cape Fear, e entramos cerca de 1 mn no
Dutchman Creek onde ancoramos com 2,2 m às 17:20h em águas tranquilas.
Uma swing bridge no caminho
Fila de veleiros
Aqui o plano era fazer uma perna
pelo mar. Saindo pelo Cape Fear indo até Charleston, na Carolina do Sul, numa
travessia de 138 mn. Como a previsão era de vento favorável mas fraco, variando
de 9 a 4 nós, e ondas de 1 m pela bochecha e alguma corrente contra, optamos
por seguir pela ICW. Motorar por motorar é bem melhor por dentro, conhecendo os
lugares e são só 4 mn a mais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário