sábado, 21 de abril de 2012

Regata In Port da VOR em Itajaí

Hoje ocorreu a regata In Port da escala de Itajaí, da Volvo Ocean Race. Estivemos acompanhando na água no Tinguá. Vieram o Jorge, a filha Stefane com o namorado, minha esposa com nossos dois filhos, mais meu sobrinho Tassinho e a noiva.

 Cadê Camboriú?

 A Race Village abriu às 09:00h e desde cedo já estava cheia. Passamos por lá de manhã para dar uma conferida nos barcos, e o Abu Dhabi já estava na água mesmo para participar da regata. Ainda levei os meninos no simulador e no filme do projeto Keep The Oceans Clean, do grupo Skeleton Sea.

Todos eles montando a primeira bóia de sotavento

Zarpamos para a raia, em frente a barra do Rio Itajaí-açu, por volta das 13:00h pois a regata iniciava às 14:00. O Saco da Fazenda estava cheio de veleiros e lanchas. Vieram vários veleiros de fora, notadamente do Veleiros da Ilha. Muitos barcos na água para acompanhar e um temporal chegando pelo lado de Balneário Camboriú que desapareceu no pretume. O mar estava flat e o vento fraco. Antes de iniciar rumamos para a bóia de sotavento para vermos a descida dos balões, na montagem da bóia. Enquanto isto a chuva chegou, não tão forte, trazendo um vento SE de uns 15 nós.

Quem disse que eles não molham o balão?

Sempre um espetáculo ver aqueles veleirões disputando uma montagem de bóia, e descendo os balões na aproximação. Não vou narrar a regata pois no site da mesma tem vídeos, fotos e comentários. O buxixo foi a cacá do Telefonica que liderava e ao montar a terceira bóia rumou para a bóia errada...não teve perdão foi para o último e quinto lugar. Fank Cammas skipper do vencedor Groupama agradeceu ao navegador do barco espanhol pela vitória, na entrega da premiação.

 O Puma entrando na barra após o quarto lugar

 Mais imagens da stopover Itajaí da VOR aqui e clip aqui.

Nenhum comentário: