segunda-feira, 23 de abril de 2012

Voltando da Escala da VOR em Itajaí

A vontade era retornar a Floripa, com o Tinguá, logo após a partida dos veleiros da Volvo Ocean Race para Miami. Deixaríamos o pessoal no pier da ANI e rumaríamos para pernoitar no Caixa D'Aço, em Porto Belo. No entanto o vento Sul de 15 nós, o mar pela proa e uma boa analisada nas previsões meteorológicas me fizeram alterar os planos.

O Tinguá na poita da ANI, no Saco da Fazenda
As previsões (principalmente BuoyWeather) apontavam para um mar mais baixo a partir da madrugada de hoje (23/04) e ventos fracos de WSW, com NE à tarde. Assim dormimos (Giovani Dal Grande, Vilmar dos Santos e Eu) na poita da ANI, no Saco da Fazenda, a qual soltamos às 05:40h para aproveitar a meia maré na saída do assoreado canal do saco. As previsões se confirmaram e velejamos as duas primeiras horas com ventos de 10-12 nós de WSW, numa orça com 50-60º de ângulo. Passamos por uma calmaria e na parte final a partir da altura de Jurerê em popa, com um NE de 11-14 nós, com o mar sempre baixo. Exatamente 6 horas depois amarramos o Tinguá no pier do Veleiros da Ilha, após 46 mn.

Foi muito bom ter acompanhado a parada da VOR em Itajaí, que foi bem superior às duas anteriores que participei no Rio de Janeiro. Itajaí mostrou grande capacidade de organização e mobilização e os comentários gerais eram de que a organização e as equipes da VOR tinham ficado muito satisfeitos. Por pouco Itajaí não bateu o recorde de público numa parada, com seus mais de 280 mil visitantes na Race Village.

O Tinguá ficou 16 dias numa poita da ANI. A qual agradecemos e a todos seus colaboradores pela acolhida e simpatia. O único senão foi o valor um tanto salgado cobrado pelo uso da mesma...nunca havíamos pago uma estadia tão cara.

Mais imagens da stopover da VOR em Itajaí aqui.

Nenhum comentário: