terça-feira, 3 de abril de 2012

Época de Manutenções

Este verão trouxe o Tinguá da sede oceânica do Veleiros da Ilha para a do centro mais cedo para poder realizar algumas manutenções em tempo de levá-lo para Itajaí, durante a parada da regata Volvo Ocean Race. Quem tem veleiro sabe que sempre temos uma lista sem fim de tarefas à fazer. Sem fim no sentido de que sempre tem alguma manutenção ou melhoria, não no sentido de enorme. Pelo menos no caso do Tinguá...

Pois bem dentre tarefas menores as principais eram trocar as lâmpadas fluorescentes por leds das últimas luminárias internas, substituir um dos pás do hélice, instalar a nova placa solar, repintar o fundo com tinta anti-incrustante.

Substituí as lâmpadas de todas as luminárias por fita de leds, mantendo a luminária original e em condições de retornar a situação anterior. Já havia feito esta substituição com duas delas, em caracter experimental, há cerca de um ano atrás. Como o resultado até agora satisfez  completei a substituição de todas elas. Usei cerca de 60 cm de fita led com 60 leds por metro e a luminosidade obtida é praticamente a mesma da com as duas lâmpadas acesas. No entanto estas luminárias, nas cabines, cozinha e banheiro, são de duas lâmpadas com acionamento separado e normalmente utilizávamos apenas uma lâmpada. Agora utilizamos toda a fita de led com um gasto de 4-5 vezes menos energia.

 A luminária original do BWC agora com leds

Uma das pás do hélice Kiwi do Tinguá ficou um pouco "machucada" após ter pego um espinhel nas proximidades de Santos quando retornávamos de Angra dos Reis, no ano passado, e resolvemos substituí-la por uma peça nova que já possuíamos para estas situações. A operação foi muito tranquila de ser realizada.

Instalando uma nova pá na nossa hélice Kiwi Prop

Recentemente a procura de um painel solar flexível com o objetivo de manter as baterias carregadas quando o Tinguá está parado, encontrei o site da Aurinco. Ela fabrica excelentes painéis solares semi-flexiveis com muito bom rendimento. Adquirimos o modelo Compact 25W, nas dimensões de 46x41cm. Esta placa tem uma potência máxima de até 25W e corrente de até 1,4A. Optamos então por utilizá-la também quando estivermos navegando ou ancorados. Mandamos costurar velcros na capa do barco e em cima do dog house. Assim instalamos a placa num ou no outro conforme o caso. Vamos instalar também um pequeno controlador para até 3A que ainda está a caminho.

O painel solar num de seus pontos de captação, a BE no dog house
 
Hoje o Tinguá recebeu sua nova pintura anti-incrustante. Desta vez usamos a tinta premium da Oceânica, uma tinta fabricada em Itajaí, que tem um custo baixo e deu excelentes resultados em alguns veleiros de colegas. Não tem nada a ver, mas gostei do tom de seu azul.

 Júnior terminando de pintar o casco com a tinta envenenada

Ia me esquecendo de outra manutenção importante: a retirada de pequena infiltração de água da chuva que acumulava na bancada da cozinha. Estas infiltrações são sempre difíceis de se localizar pois podem se originar em vários lugares que ficam encobertos pelo contra molde. Neste caso a infiltração ocorria pela vigia lateral do casco de boreste. Após refazer a colagem instalamos dois parafusos, conforme se vê na foto abaixo, para evitar novo descolamento. Descobri então que o Kíron, o último Skipper30 que chegou aqui no Veleiros, já veio do estaleiro com estes parafusos. Se os nossos estaleiros tivessem pós venda ao menos orientariam seus clientes à respeito.


Os parafusos colocados na vigia lateral de BE

Agora é só esperar o tempo adequado para rumarmos a Itajaí.

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