terça-feira, 17 de abril de 2012

Revisão 1000 Horas do Motor Yanmar

Itajaí pelo porto e a tradição náutica e pesqueira tem uma boa infra-estrutura de serviços na área náutica, melhor do que em Floripa. Assim fiz a instalação do controlador da geladeira com o Gilberto, segundo a própria Élber o melhor técnico para suas geladeiras na área náutica no estado.

Outro serviço pendente no Tinguá era a revisão de 1000 horas do seu motor Yanmar 3YM20, que já está passando das 1200 horas. Eu mesmo faço as manutenções externas, como trocas de óleo, filtros, correias, rotor da bomba d´água, liquido de arrefecimento. Mas a revisão de 1000h pede alguns serviços que requerem um conhecimento que não tenho. Assim aproveitei a estada aqui para fazer estes seviços com o Marcelo, da Agromar, a assistência técnica da Yanmar na região, muito bem recomendado por velejadores amigos.

O local onde os Yanmar YM vazam

Durante a revisão constatamos um pequeno vazamento através de trinca na peça que liga a saída do trocador de calor com o escapamento, da água salgada usada na refrigeração do motor. Problema que tem sido muito comum nestes motores. Marcelo levou a peça para soldagem, mas ao ser reinstalada ela não aguentou a vibração e voltou a vazar. Vamos trocar a peça e enquanto ela não chega colocamos cola epóxi por cima da solda para amenizar. A Yanmar está recomendando a substituição desta peça, que não é barata, anualmente. Pode? Ouvi falar que nos motores expostos no recente Miami Boat Show esta peça foi modificada. É um caso para recall.
  

Nenhum comentário: